Notícias

Artesanato

Paraíba ganha Centro de Referência

publicado: 22/09/2023 08h51, última modificação: 22/09/2023 08h53
Espaço inaugurado, ontem, pelo governador, vai desenvolver o setor com capacitação e aprimoramento dos produtos
1 | 4
O Centro de Referência do Artesanato Paraibano fica localizado na Rua Odon Bezerra, 99, no bairro de Tambiá, em João Pessoa - Foto: Roberto Guedes
2 | 4
João Azevêdo disse que o Crap “é a verdadeira casa do artesão”. - Foto: Roberto Guedes
3 | 4
A primeira-dama, Ana Lins, prestigiou o evento - Foto: Roberto Guedes
4 | 4
Foto: Roberto Guedes
2023.09.21_CRAP_centro referencia artesanato paraibano © roberto guedes (1).jpg
2023.09.21_CRAP_centro referencia artesanato paraibano_joao azevedo © roberto guedes (438).jpg
2023.09.21_CRAP_centro referencia artesanato paraibano_ana lins © roberto guedes (258).jpg
2023.09.21_CRAP_centro referencia artesanato paraibano © roberto guedes (3).jpg

por José Alves*

“Esta é a verdadeira casa do artesão. É o local onde esse profissional vai ter treinamento e capacitação com a finalidade de aprimorar seu produto para expor no mercado. Aqui, o artesão também vai poder discutir, trocar experiências e também vai poder receber o consumidor de arte que esteja disposto a comercializar o artesanato da Paraíba”. A afirmação foi do governador João Azevêdo, ao inaugurar, na manhã de ontem, o Centro de Referência do Artesanato Paraibano (Crap).

O equipamento, localizado em um casarão histórico no centro da capital, será mais um importante espaço de desenvolvimento do artesanato, com destaque para o funcionamento de um laboratório permanente de inovação e design. Também permitirá que os profissionais desse segmento estejam em constante atualização, sem abrir mão de uma produção artesanal genuína que é a grande marca do artesanato paraibano.

Na oportunidade, o governador anunciou que o próximo Salão do Artesanato será realizado no estacionamento do Hotel Tambaú, que é o foco do turismo de João Pessoa. Ele revelou que o tema desta edição será “O Artesanato dos Quilombolas”. Azevêdo também fez uma explanação de como o artesanato se expandiu desde o ano de 2019. Falou sobre o sucesso da Renda Renascença, e como o artesanato paraibano passou a ser uma vitrine para o mundo desde que o Salão passou a ser realizado na orla da capital.

O governador também elogiou o trabalho que os artesãos paraibanos vêm desenvolvendo em todos os Salões já realizados, seja na capital ou em Campina Grande. Em Monteiro, onde foi inaugurada uma loja para as artesãs que lidam com a Renda Renascença, fez com que a Unesco reconhecesse o município como a capital mundial da Renda Renascença. “Tudo isso é fruto do trabalho de um time inteiro que acredita na cultura da Paraíba”, comemorou.

2023.09.21_CRAP_centro referencia artesanato paraibano © roberto guedes (3).jpg
Foto: Roberto Guedes

Para a primeira-dama do Estado e presidente de honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins, “depois de tantos avanços, com a criação do Centro de Referência da Renda Renascença e do Artesanato Paraibano, lá em Monteiro, com a criação do Museu do Artesanato Paraibano, conseguimos inaugurar o Centro de Referência do Artesanato Paraibano, um espaço pensado para oferecer muitos benefícios ao nosso artesão, à nossa artesã. Trata-se de um sonho de 20 anos que agora está sendo realizado. Um espaço pensado para oferecer aos artesãos, mais conforto para que todos possam se reunir, se capacitar e mostrar para o mundo o que a Paraíba tem de melhor para oferecer ao mercado. Aqui surgirão grandes projetos para aprimorar o trabalho dos artesãos”, enfatizou a Ana Lins.

Segundo a gestora do PAP, Marielza Rodriguez, a entrega do Crap representa o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento do artesanato paraibano. “Podemos dizer que o Centro de Referência do Artesanato Paraibano é um espaço verdadeiramente feito sob medida para os nossos artesãos. Em um só lugar, o artesão vai ser informado, capacitado e cadastrado no programa, inclusive emitir sua Carteira Nacional do Artesão”.

Marielza disse ainda, que esse é mais um compromisso do governador João Azevêdo e da presidente de Honra do Artesanato da Paraíba, Ana Maria Lins. “Atualmente quatro mil artesões estão cadastrados no Programa do Artesanato da Paraíba e cerca de 12 mil pessoas são beneficiadas diretamente com as vendas que são realizadas nos Salões de Artesanato”, revelou.

Equipamento é investimento no patrimônio cultural do estado 

O prefeito Cícero Lucena, agradeceu as parcerias com o Governo do Estado e disse que com a inauguração do Centro vê a valorização e o reconhecimento do artesanato paraibano. “Com essa inauguração os artesãos, agora poderão se qualificar cada vez mais”, afirmou o prefeito de João Pessoa.

A secretária de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, evidenciou os investimentos do governo no patrimônio cultural do estado. “A Paraíba conta hoje com o Museu da Cidade de João Pessoa, com o Crença, em Monteiro, em breve, será entregue o Museu da História da Paraíba. Ainda temos ações como o Polo Turístico Cabo Branco, que terátesã Cristiane Galdino agradeceu ao governador João Azevêdo e à primeira-dama, Ana Maria Lins. “Hoje nós vemos que o governo tem uma preocupação de oferecer uma melhoria ao artesão e esse esp a decoração do artesanato paraibano em seus empreendimentos, resultado de um trabalho de mãos dadas, levando cidadania e dignidade aos paraibanos”, falou.

A araço vai nos dar condição de aprender, a trabalhar com novas tecnologias, a precificar o nosso produto e tenho certeza de que vamos ter um grande crescimento para a nossa arte”, comemorou.

A solenidade foi prestigiada pela primeira-dama de João Pessoa, Lauremília Lucena; pelos deputados estaduais Chico Mendes, Chió, Branco Mendes, Francisca Motta e Alexandre de Zezé; pela prefeita de Bayeux, Luciene Gomes; pelo diretor-técnico do Sebrae, Lucélio Cartaxo; pelo vereador da capital, Zezinho do Botafogo; além de auxiliares da gestão estadual, dentre eles, Pedro Santos (secretário da Cultura), Pollyanna Dutra (secretária do Desenvolvimento Humano), Cristiana Almeida (secretária executiva da Mulher e da Diversidade Humana), Simone Guimarães (superintendente da Suplan), Fabrício Feitosa (secretário executivo do Empreender) e Naná Garcez (presidente da EPC).

Saiba Mais

Na Rua Odon Bezerra, 99, no bairro de Tambiá, em João Pessoa, o Crap vai oferecer aos artesãos uma grande estrutura, proporcionando condições de capacitação, entre outras atividades. Entre os recintos do Crap, estão um auditório, que homenageia a mestra Toinha do Labirinto, destinado a eventos de capacitação; uma sala destinada à Curadoria do Artesanato Paraibano, da Secretaria de Estado da Cultura - Curadoria cadastra, cataloga e mapeia o artesanato, além de emitir a Carteira Nacional de Artesão. O espaço conta ainda, com uma sala destinada às entidades representativas do artesanato, um laboratório de inovação e tecnologia, e três salas, destinadas à sede administrativa do PAP.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 22 de setembro de 2023.