Notícias

No Sertão

Primavera deve elevar temperatura a 36ºC

publicado: 21/09/2023 09h52, última modificação: 21/09/2023 09h52
Manaira Sertão Paraibano[OA]-01.JPG

Cidades como Manaíra vão registrar altas temperaturas - Foto: Ortílo Antônio

por Giovannia Brito*

A primavera começa no próximo sábado, exatamente às 3h55, e será marcada por altas temperaturas em todas as regiões do estado, mesmo antes do verão, que só terá seu início no dia 22 de dezembro. Os termômetros chegarão à marca dos 36ºC. A estação das flores também marcará uma redução significativa das chuvas que ainda estão sendo registradas na Paraíba em cidades do Litoral, Brejo e no compartimento da Borborema.

Com o colorido das flores, o paraibano sentirá a temperatura se elevando nos próximos dias, e conforme a meteorologia, deve se preparar para tirar as roupas mais leves dos armários. De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), já no início da próxima estação, as regiões do Alto Sertão e Sertão, por exemplo, o calor será intenso, e os termômetros deverão chegar aos 36ºC. No Cariri a temperatura deverá atingir os 33ºC. Aliás, os dias nessa região serão quentes, mas durante a noite as pessoas poderão sentir alívio, considerando que a previsão é de mínima de 20ºC.

Na região litorânea a previsão é de termômetros marcando os 31ºC, com mínima de 24ºC. O Brejo sofrerá menos com o calor na primavera. A máxima deverá atingir os 29ºC, com mínima também de 20ºC.

“Durante a primavera, os dias começam a ficar mais longos e as noites mais curtas. Neste período, a temperatura do ar começa a entrar em gradativa elevação até a chegada da estação do verão... No nosso Estado, o período da primavera coincide com o período de estiagem, na qual as chuvas são bastante reduzidas”, ressaltou a meteorologista, Marle Bandeira.

Ela lembrou que o inverno deste ano foi o considerado menos frio dos últimos anos. “Ela está sendo mais quente em torno de um a 1,5 graus, principalmente no Sertão e Alto Sertão da Paraíba”, revelou.

Segundo a meteorologista, a onda de calor que atinge o país desde o último fim de semana, não deverá ser sentida pelos paraibanos nessa reta final do inverno. A previsão é que todas regiões do país sofram com altas temperaturas, em maior ou menor intensidade. “Essa onda de calor deve atingir mais o centro Norte do país. No Nordeste, a onda estará mais presente no oeste da Bahia, Piauí e Maranhão”, frisou.

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), essa onda de calor deve durar até a próxima segunda-feira, com temperaturas de 5ºC acima da média.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 21 de setembro de 2023.