O Parque Estadual Pedra da Boca, localizado no município de Araruna, no Curimataú paraibano, sediará um dos maiores eventos de escalada esportiva do Brasil. Trata-se do 20º Encontro de Escaladores do Nordeste (EENe), que acontecerá de 12 a 15 de outubro. Além de escaladas livres, o evento contará com uma série de atividades a exemplo de palestras, oficinas e sorteios ao longo dos quatro dias de vivência ecoturística.
De acordo com a organização do EENe, além de promover um evento sustentável, que incentive a prática da escalada e contribua para o aproveitamento das riquezas naturais da região, o encontro tem como objetivos divulgar e fomentar o potencial turístico e de aventura tanto no Parque Estadual Pedra da Boca quanto no estado da Paraíba, “associando a imagem do estado não apenas às opções já conhecidas, mas também à prática de esportes de aventura e vivências praticadas em ambientes de montanha”.
Também é uma das metas reunir escaladores iniciantes e experientes a fim de promover e divulgar práticas de impacto mínimo em atividades na natureza para sustentabilidade e desenvolvimento econômico da cidade de Araruna. Conforme o projeto de apresentação do 20º EENe ao qual a reportagem de A União teve acesso, pretende-se, também, com a realização do encontro, elaborar e imprimir o “Guia de Escalada da Paraíba”.
A última edição do EENe, na Paraíba, segundo o escalador Stênio Torres Timotheo, aconteceu em 2013, no município de Algodão de Jandaíra. Ainda de acordo com Stênio, o evento retorna ao Parque Estadual Pedra da Boca depois de 18 anos, quando, em 2005, sediou o encontro de escaladores. “A cada edição é escolhido um estado do Nordeste para destacar todo o seu potencial turístico e esportivo”, afirmou.
Inscrições
A abertura das inscrições para participar do 20º EENe está prevista para o início de julho. Todas as informações sobre esta etapa, como valores e formas de pagamento, assim como as demais atrações do evento, serão divulgadas no Instagram, por meio dos perfis @eene_oficial e @escaladanaparaiba.
Pedra da Boca
Com uma área de aproximadamente 160 hectares, o Parque Estadual Pedra da Boca (PEPB) é um dos mais importantes patrimônios geocológicos do Brasil e da Paraíba. A reserva ambiental foi criada pelo Decreto Governamental nº 20.889, de 7 de fevereiro de 2000, e, desde então, é o principal ponto turístico da cidade de Araruna.
Anualmente, milhares de visitantes, turistas, pesquisadores e admiradores da natureza. Seus paredões rochosos contribuem para a prática de esportes de aventura. O Parque é um dos mais importantes sítios espeleológicos, e tem contribuído diretamente para o descobrimento de cavernas na região e a realização de estudos sobre cavidades naturais subterrâneas.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 16 de junho de 2023.