saúde LGBTQIAPN+

Paraíba terá novos serviços de saúde habilitados

publicado: 25/08/2023 09h27, última modificação: 25/08/2023 10h52
Flávia Bonsucesso, do Ministério da Saúde, defendeu maior integração
WhatsApp Image 2023-08-24 at 15.44.18.jpeg

Flávia Bonsucesso (à esq.) se reuniu com Ivoneide Lucena (à dir.) e outros técnicos da SES - Foto: Ascom/SES-PB

por Taty Valéria com Redação*

A Paraíba deve contar com a habilitação do Ambulatório TT de Campina Grande, implantação de outro equipamento similar no Sertão para ampliar a regionalização da saúde e a habilitação de serviços para as cirurgias para pessoas trans na Rede Estadual de Saúde. Essas foram algumas das demandas que saíram da reunião realizada, ontem, na Secretaria de Estado da Saúde, reunindo a diretora de Programa da Atenção Especializada à Saúde (SAES), Flávia Bonsucesso, com a equipe da SES e a defensora pública do Estado, Maria dos Remédios.

Flávia Bonsucesso destacou que o intuito da visita à Paraíba foi o de aproximar o Ministério da Saúde da Paraíba na discussão de políticas públicas. “Dessa reunião saiu o compromisso dos dois entes mediados pela Defesoria Pública de que o cuidado dessas pessoas é prioridade de gestão. Em um primeiro momento vamos avançar na habilitação de serviços e da criação de novos para a realização de procedimentos cirúrgicos que hoje o Estado tem condições de ofertar”, frisou.

Durante a manhã, Flávia Bonsucesso, se reuniu com a coordenadora do Núcleo Especial de Saúde e da Coordenadoria da Diversidade Sexual e Combate à Homofobia da DPE, Maria dos Remédios Soares, e representantes dos movimentos de proteção e defesa da população LGBTQIAP+ do estado.

A gerente operacional de Condições Crônicas da SES, Ivoneide Lucena, destacou que a visita representa um esforço do atual governo conhecendo as realidades e propondo novas políticas. “A reunião foi na perspectiva de melhorias do cuidado integral da população LGBTQIAPNb+, com a oferta de cirurgias de esterectomia e a mamografia masculinizadora. Essa vinda da diretora do Ministério da Saúde vem para ampliar as esperanças dessa população. Até dezembro, toda a política será atualizada e refeita e contará com a ampliação de recursos nacionais, habilitação de serviços do Ambulatório TT de CG e habilitação de hospitais para fazer as cirurgias”, disse.

flavia.JPG
"O cuidado com a saúde dessas pessoas é uma prioridade de gestão e vamos avançar na habilitação dos serviços na Paraíba" Flávia Bonsucesso - Foto: Evandro Pereira

A defensora pública, Maria dos Remédios, destacou a importância desse encontro. “A saúde da população LGBTQIAPNb+ demanda muito a Defensoria Pública. Essa reunião foi para ampliar o diálogo com a Secretaria de Estado da Saúde e o Ministério da Saúde para promover políticas públicas que atendam a essa população, porque há sete anos essa política estava esquecida pelo Governo Federal”, disse.

Agenda na PB

A agenda da diretora Flavia Bonsucesso inclui, ainda, a participação no Encontro de Defensores e Defensoras da Paraíba, e uma viagem até o município de Sousa, no Hospital Regional Deputado Manoel Gonçalves, que possui um ambulatório TT (destinado a travestis e transexuais). O encontro realizado na Defensoria Pública contou com a presença de representantes do Movimento do Espírito Lilás – Mel; Movbi – Movimento de Bissexuais; Iguais – Associação LGBT+; Associação de Pessoas Não Binárias; Conselho Municipal LGBT de João Pessoa; e Petris – Coletivo de Homens Trans.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 25 de agosto de 2023.