Notícias

Ao longo do ano, oito feriados nacionais vão cair durante a semana; no Estado, Campina Grande terá um feriadão a mais

Paraíba terá três finais de semana prolongados em 2022

publicado: 16/12/2021 08h28, última modificação: 16/12/2021 08h28
95cd616b-5c93-4fea-9ca0-89e2f10b3799.jpg

No turismo, a expectativa é de aumento de 15 a 20 por cento de visitantes com destino a João Pessoa. Por outro lado, os feriados prolongados podem trazer prejuízo para o comércio, mesmo com a abertura de algumas lojas

por Lucilene Meireles*

Com festa ou sem festa, o Carnaval será o primeiro feriadão de 2022. Mesmo a segunda-feira não sendo feriado, muita gente vai aproveitar para ‘imprensar’ o dia de trabalho. Ao longo do ano, serão outras três datas com possibilidade de esticar a folga: Sexta-feira Santa, Corpus Christi e Proclamação da República. Dos 12 feriados nacionais de 2022, oito vão cair durante a semana, garantindo um descanso extra ao trabalhador. Além desses, há ainda um feriado estadual: o 5 de agosto. Confira a relação completa de feriados na tabela ao lado.

Para quem estuda ou trabalha, o final de semana prolongado é o momento perfeito para fazer uma viagem, e essa escolha reflete de forma positiva nas agências de turismo. Por outro lado, o comércio reclama que, mesmo com a abertura de algumas lojas, sempre há prejuízos.

No turismo, a expectativa de Breno Mesquita, presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagem da Paraíba (Abav-PB), é de aumento de visitantes procurando o destino João Pessoa. Ele observou que os feriadões acabam impulsionando mais ainda porque as pessoas estão querendo sair de casa, viajar com a família, e a capital é bem procurada por famílias. “Assim, a perspectiva é de termos um aumento muito significativo no nosso turismo, inclusive nos feriadões. Acredito que com ocupação de até 100% dos hotéis”, disse.

Já em termos de agências de viagens, Mesquita aposta em um aumento de pelo menos 30% em 2022 na procura por João Pessoa como destino regional e nacional. Ele ressaltou que a Paraíba está preparada na parte hoteleira, e a gastronomia está se sobressaindo. Há grandes restaurantes, praias limpas, tranquilidade em relação a outras capitais do Nordeste, e o custo de João Pessoa ainda é inferior a outras capitais. “Então, conseguimos atrair o turismo de família, que é um público interessante e, inclusive, gasta até mais”, comemorou.

Para a presidente da PBTur, Ruth Avelino, em relação aos feriadões, as expectativas são sempre positivas. Em 2021, ela avaliou que feriadões como o Dia da Independência, Proclamação da República, 12 de Outubro, que é Dia das Crianças e da Padroeira do Brasil, e Dia de Finados são muito bons. “Sempre que há um feriado prolongado, estimula as pessoas a fazerem viagens e, o que é mais legal, viagens de longa distância. Então, recebemos muita gente de São Paulo, Minas Gerais, Brasília, Mato Grosso”.

Ruth ressaltou que a PBTur está trabalhando fortemente na promoção e divulgação do destino Paraíba e que essas ações vão continuar em 2022. Lembrou ainda que o primeiro semestre de 2021 não foi bom, especialmente entre fevereiro e maio. A melhora, segundo ela, só veio depois que a vacinação começou a dar resultado, a partir do mês de julho. “A gente espera que, em 2022, tenhamos um aumento na casa de 15% a 20% no fluxo geral de turistas para a Paraíba como um todo”, acredita.

Comércio

Para o comércio, as perspectivas não são tão boas quanto para o turismo. Nivaldo Vilar, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de João Pessoa (CDL-JP), afirmou que todo feriado atrapalha, mas o comércio só fecha se quiser. “Desde que o lojista cumpra suas obrigações que estão na convenção trabalhista, as lojas podem ser abertas qualquer dia sem nenhum problema. A única data que, de fato, não abre, é o dia 1º de janeiro, que é feriado universal”.

Ele enfatizou que nos feriados e feriadões, os comerciantes têm a opção de abrir as lojas, mas não é possível prever se vai haver movimento ou não. Para estimular, de acordo com ele, é preciso fazer um trabalho antecipado, colocar na mídia, informar que vai abrir. “Mas, com certeza, igual a um dia normal nunca vai ser”, constatou Vilar.

O presidente da CDL de Campina Grande, Artur Bolinha, observou que feriado sempre atrapalha muito, principalmente numa cidade como Campina Grande, porque as pessoas aproveitam para viajar e isso termina gerando um esvaziamento do comércio. “Então, mesmo podendo abrir, sabendo que o fluxo de clientes será bem abaixo, muitos comerciantes optam por manter seu comércio fechado. Inclusive, porque o funcionário recebe pelo dia trabalhado e ainda tem uma folga depois”.

Turismo interno

Ainda em razão da pandemia, a expectativa para 2022, para o turismo interno, regional, é a melhor possível, conforme declarou o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagem da Paraíba (Abav-PB), Breno Mesquita.

A explicação é que a pandemia, em alguns países da Europa, tem levado as pessoas a viajarem pelo Brasil, onde a vacinação está avançada e o número de casos em queda. Muitos destinos dentro do próprio Estado também têm sido destino dos viajantes.

Dicas para quem vai viajar

Quem for viajar no verão e no próximo ano, deve se vacinar e adotar todas as medidas de biossegurança, usar a máscara, manter o distanciamento social em relação às pessoas desconhecidas, higienizar as mãos. As dicas são da presidente da PBTur, Ruth Avelino.

A orientação é ainda verificar os equipamentos onde vai se hospedar. Ela ressaltou que existem protocolos de biossegurança muito fortes para hotelaria, bares e restaurantes, receptivos, que é a higienização dos ambientes o tempo inteiro para evitar contaminação entre os clientes e colaboradores.

“A questão é viajar, sim, mas adotando os cuidados, os protocolos de biossegurança e, principalmente, se vacinando. Só a vacinação pode nos salvar”, completou.

Confira os feriados nacionais 2022

1º de janeiro - Confraternização Universal - sábado
1º de março - Carnaval - terça-feira
15 de abril - Paixão de Cristo - sexta-feira
17 de abril - Domingo de Páscoa - domingo
21 de abril - Tiradentes - quinta-feira
1º de maio - Dia do Trabalho - domingo
24 de junho - São João - sexta-feira
7 de setembro - Independência do Brasil - quarta-feira
12 de outubro - Nossa Senhora da Aparecida - quarta-feira
2 de novembro - Finados - quarta-feira
15 de novembro - Proclamação da República - terça-feira
25 de dezembro - Natal - domingo

Feriados - Paraíba

16 de junho - Corpus Christi - quinta-feira - feriado somente em Campina Grande
5 de agosto - sexta- Dia de Nossa Senhora das Neves/aniversário da Paraíba (feriado no Estado) e aniversário de João Pessoa
11 de outubro - aniversário de Campina Grande - terça - apenas em Campina Grande
8 de dezembro - Dia de Iemanjá/Nossa Senhora da Conceição - quinta - feriado na capital e em Campina Grande

Pontos facultativos 2022 – João Pessoa e Campina Grande

16 de junho - Corpus Christi – quinta-feira - João Pessoa

28 de outubro - Dia do Servidor Público – sexta-feira.

João Pessoa

Por lei, cada município tem direito a quatro feriados municipais religiosos. Na capital, conforme a Secretaria de Administração, são a Sexta-feira Santa, 24 de junho (São João), 5 de Agosto (aniversário da cidade/da Paraíba/padroeira) e 8 de dezembro (Iemanjá/Nossa Senhora da Conceição). 

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 16 de dezembro de 2021