A realização de feiras literárias e ofertas de cursos e de estágios estão entre as atividades previstas pela nova cooperação técnica firmada entre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), estabelecida, ontem, por representantes das duas instituições. O objetivo da parceria é unir forças para valorizar e fomentar as produções literária e científica do estado.
A ideia que culminou no acordo registrado ontem foi gestada a partir de uma conversa informal entre Eduardo Félix, servidor público lotado na gráfica da UFPB, e William Costa, diretor de Mídia Impressa da EPC. Mas, de acordo com Geysa Flávia Câmara, diretora da Editora Universitária da UFPB, a reaproximação com a EPC também estava entre os interesses das novas reitora e vice-reitora da universidade, as professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega.
Para Geysa, a expectativa é que a relação favoreça a difusão de autores locais e do conhecimento produzido na Paraíba. “Nós vamos visitar todos os municípios do nosso estado para levar conhecimento e compartilhar não só toda a produção da UFPB, mas de outros autores que integrarem essa parceria”, adianta a diretora da Editora Universitária, que também é professora-adjunta do curso de Ciência da Informação na instituição.
Além de fortalecer a circulação dos acervos editoriais de ambas as entidades dentro do estado, o intuito da cooperação é aumentar o fluxo gráfico das produções da UFPB, com o auxílio da estrutura disponibilizada pela EPC. “Nós já sabíamos do tamanho e da importância do acervo da editora da UFPB e, com a Gráfica A União, nós temos a possibilidade de imprimir e publicar as obras de editoras que não estão com suas gráficas funcionando, por exemplo”, salienta a presidente da EPC, Naná Garcez.
Eventos e estruturas
Uma das oportunidades viabilizadas pela parceria é que as publicações da Editora A União passem a ser incluídas no caminhão itinerante da UFPB, que percorrerá feiras literárias ao longo do ano. O primeiro desses eventos ocorrerá dentro do campus da universidade em João Pessoa, entre os dias 11 e 12 de fevereiro.
“É preciso fazer circular mais as produções da EPC nessas interações com outras instituições. Por isso, vamos acompanhar a editora da UFPB em eventos externos, com o caminhão que Geysa também já colocou à nossa disposição”, explica Naná.
Em contrapartida, como esclarece Geysa, a Livraria A União, situada no Espaço Cultural José Lins do Rego, na capital, poderá acolher os lançamentos da Editora Universitária da UFPB. “A gente vende nossos livros na editora, lotada na universidade, e on-line, por um site, em que temos todo o nosso acervo, fazendo envios para todo o Brasil. Mas, hoje, não temos uma livraria física. Então com esse processo de cooperação, a gente pode usar a Livraria A União”, celebra a professora.
Na avaliação do assessor especial da Reitoria da UFPB, Roberto Germano Costa, a EPC é uma aliada importante para a cooperação interinstitucional, na área de comunicação, o acordo de cooperação técnica vai ao encontro das missões de ambas as partes envolvidas, sobretudo para a divulgação científica e a formação profissional de diversos atores no estado.
“Nossas ações já começam a partir de agora, pois já estamos com o material para subsidiar juridicamente a construção do termo de cooperação, para facilitar os contratos que gerem custos ou despesas. Naná já se mostrou muito receptiva com todas as ações operacionais que teremos a partir de agora”, frisou Roberto, antecipando que outro evento planejado para este ano é uma feira literária infantil, prevista para o mês de outubro.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 22 de janeiro de 2025.