Festa das neves

Parques e barracas ficarão na Lagoa

publicado: 04/08/2023 09h02, última modificação: 04/08/2023 09h02
Atrações permanecerão montadas por mais uma semana. Hoje, a programação tem show do Padre Nilson, às 20h
1 | 3
Na Lagoa, a população conta com cerca de 250 parques, barraquinhas de comidas, tabuleiros e carrinhos de lanches - Foto: Ortilo Antônio
2 | 3
A Festa das Neves acontece pela segunda vez consecutiva no Parque Solon de Lucena (Lagoa) - Foto: Ortilo Antônio
3 | 3
As equipes distribuem panfletos da campanha “Não é Não” e esclarecem dúvidas da população durante a Festa das Neves - Foto: Secom-JP
FESTA DAS NEVES-F-ORTILO ANTÔNIO (5).jpg
FESTA DAS NEVES-F-ORTILO ANTÔNIO (10).jpg
ff35456f-2857-7462-dedb-a0b41eaafd8e.jpg

por José Alves*

A edição 2023 da Festa das Neves, evento que faz parte do calendário cultural de João Pessoa em homenagem a Nossa Senhora das Neves e ao aniversário do município, se encerra amanhã quando a cidade comemora 438 anos. No entanto, os cerca de 250 parques de diversão, barraquinhas de comidas típicas, tabuleiros e os carrinhos de lanches, armados no Parque Solon de Lucena (Lagoa), onde a festa acontece pela segunda vez consecutiva, permanecerão armados por mais uma semana. A informação é da Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

Hoje, a programação tem show com Padre Nilson, às 20h, no Parque Solon de Lucena. Amanhã tem passeio de carros antigos, às 16h; show de Vinícius Mendes, às 19h, e de Peninha, a partir das 20h30.

Segundo o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, o modelo da festa na Lagoa, foi bem aceito pela população pessoense desde o ano passado. “Nos anos anteriores a festa acontecia em diversas ruas do Centro Histórico da cidade e era marcada por conflitos no trânsito, por problemas com a arquitetura histórica da cidade e até a Arquidiocese também reclamava dos acontecimentos ao redor da Basílica de Nossa Senhora das Neves, porque as barracas prejudicavam o acesso dos fiéis à igreja. Enfim, existia sempre alguns conflitos em razão da Festa das Neves nos moldes antigos”, lembrou Marcus.

Ele enfatizou que a festa sendo deslocada para o Parque Solon de Lucena resolveu todos esses problemas em comum acordo com a Arquidiocese. “A festa sendo realizada na Lagoa, tem tido aceitação geral. Porque lá as famílias estão tendo mais tranquilidade e mais espaço para as crianças brincarem. Também conseguimos dar mais segurança às pessoas. Para se ter uma ideia, nas primeiras noites de shows da festa, não tivemos nenhum incidente de violência. Então, esse modelo foi aprovado porque essa é uma festa religiosa e popular dedicada à família pessoense”, comemorou Marcus.

Ele destacou que além das atrações musicais, este ano a festa teve um brilho maior com a literatura de cordel. Foi montada uma tenda com oito cordelistas do Vale do Paraíba, para que todos recitassem seus cordéis. No largo da catedral colocamos o quinteto da Banda Cinco de Agosto para se apresentar e montamos a Barca Santa Marina e o Boi de Reis para recuperar as culturas populares.

A Festa das Neves conta com o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Metropolitana, Samu, Secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), na organização do trânsito, e Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

Prefeitura realiza campanha contra assédio

ff35456f-2857-7462-dedb-a0b41eaafd8e.jpg

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), está realizando a campanha “Não é Não” durante a tradicional Festa das Neves. O objetivo é prevenir e coibir crimes de assédio, importunação sexual e violência de gênero. As equipes distribuem panfletos e esclarecem dúvidas da população durante o evento, que iniciou no dia 27 de julho e segue até amanhã, no Parque Solon de Lucena.

“Nós estamos dando continuidade à campanha ‘Não é Não’ na tradicional Festa das Neves, evento que concentra grande número de pessoas. A campanha vem para reforçar os cuidados para evitar crimes contra as mulheres”, enfatizou a secretária das Mulheres da Capital, Nena Martins. Segundo ela, a campanha ‘Não é Não’ é nacional e, pelo segundo ano consecutivo, está sendo realizada nos principais eventos de João Pessoa, como o Folia de Rua, São João e Festa das Neves.

“Essa é uma luta diária, então, nossa campanha é permanente. Não podemos fingir que a violência de gênero não existe, que a importunação não existe, que os estupros não existem. Estamos de olho e contamos com o apoio das forças de segurança pública, como a Polícia Civil, Polícia Militar e da Guarda Civil Metropolitana”, salientou Nena Martins.
Atendimentos

A Prefeitura de João Pessoa oferece às mulheres vítimas de violência sexual e/ou doméstica, assistência especializada no Instituto Cândida Vargas (ICV), com médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos, além de trabalho em parceria com a polícia, o conselho tutelar e outros órgãos, além da Ronda Maria da Penha.

A mulher vítima de assédio e importunação sexual pode recorrer a vários canais de denúncia, tais como 190 - da Polícia Militar (atendimento 24h); 197 - da Polícia Civil; 180 - do Centro de Atendimento à Mulher; 153 - da Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 4 de agosto de 2023.