por Mayra Santos*
A Igreja de Santa Tereza D’Ávilla, há alguns meses, sofreu com fortes chuvas, apresentando goteiras e infiltrações. O templo está localizado no centro de João Pessoa e pertence à Ordem Terceira do Carmo, constituindo o conjunto das Carmelitas, ao lado da Igreja Nossa Senhora do Carmo e do antigo convento. A igreja do século 18 é patrimônio cultural da Paraíba.
Diante disso, o prior Silvio Romero de Lucena informou que medidas foram tomadas para realizar reparos na capela. ”Tivemos um gasto muito grande com retelhamento. Sempre estamos fazendo a manutenção para o combate ao cupim, e tudo o que está dentro das possibilidades, conforme a orientação dos órgãos reguladores”, destacou. Ele acrescentou ainda que “a capela já está funcionando perfeitamente e não há risco de desabamento”.
Os reparos realizados na Capela Santa Tereza D’Ávila foram o retelhamento em algumas partes para evitar as goteiras, a limpeza de calhas, combate ao cupim que é feito a cada três meses, aproximadamente, sendo retirados os focos que existiam antes, preservando, assim, a estrutura da capela. Além da manutenção da limpeza da igreja, foram colocados reforços de ferro em todas as tesouras do telhado.
Novenário
Em julho, do dia 7 a 16, a Arquidiocese da Paraíba realiza o Solene Novenário em honra a Nossa Senhora do Carmo cujo tema é “Com Maria, mulher eucarística, aprendamos a repartir com alegria o Pão da Vida, Jesus Cristo”.
A abertura acontece numa quinta-feira (7), às 19h, com o hasteamento da bandeira Nossa Senhora do Carmo. O encerramento do solene novenário acontece no sábado (16), com bênção e consagração das crianças, missa solene presidida pelo Arcebispo Dom Delson e pelo Frei Elton Barros.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 29 de junho de 2022.