Apenas no primeiro semestre deste ano, o setor turístico rendeu à Paraíba um faturamento de R$ 91,2 milhões. As cifras representam um salto de 4,1% em relação ao desempenho do segmento no mesmo período de 2023, consagrando o estado como líder de crescimento no mercado de turismo em todo o Nordeste.
Esses dados, levantados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), foram apresentados, ontem, pela secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba (Setde-PB), Rosália Lucas. Ao lado de outros representantes das principais entidades do segmento no estado, a titular da Setde-PB participou da última reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento Turístico (Condetur) da Paraíba.
Na ocasião, Rosália apresentou outras informações de destaque sobre o desenvolvimento do turismo paraibano em 2024, como o crescimento médio de mais de 100% das principais operadoras desse mercado e o fato de o estado figurar, pelo quarto ano consecutivo, como líder em segurança pública no ranking de competitividade das unidades federativas.
“O que estamos vivendo é um grande momento de convergência do governo, com os municípios, com as instituições, com a sociedade civil e setores públicos e privados — todos fortalecendo essa união, que está fazendo a Paraíba viver um momento único de crescimento sustentável e se destacando com um dos melhores índices econômicos do país”, declarou Rosália, que também é presidente da Condetur no estado.
Ainda conforme os números revelados na reunião, o Governo da Paraíba investiu mais de R$ 15 milhões em eventos, capacitações, ações promocionais e participações em feiras de turismo neste ano, com o intuito de divulgar os potenciais turísticos do estado dentro e fora do Brasil. Ao todo, essas atividades estratégicas registraram 6.240 agentes de viagens capacitados e 365.048 pessoas impactadas, considerando 20 estados e quatro países.
“Estamos colhendo os frutos do trabalho de investimento do Governo da Paraíba nas praias e no interior do estado, na infraestrutura que faz a Paraíba estar em alta, tendo sua economia movimentada por meio do turismo”, analisou Ferdinando Lucena, presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur).
Levando em conta projetos como o Polo Turístico Cabo Branco, que abrirá mais de 24 mil vagas de emprego e acrescentará mais de 11 mil leitos de hospedagem em João Pessoa, Ferdinando demonstrou otimismo quanto ao desempenho do setor em 2025: “Teremos uma alta temporada histórica na Paraíba”.
Novo roteiro busca impulsionar culinária local
Em meio aos esforços institucionais para impulsionar o turismo, o governador João Azevêdo sancionou, ontem, a Lei no 13.491, que estabelece o Roteiro Gastronômico da Paraíba.
Criada pelo presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, a medida visa valorizar a promover a culinária típica paraibana em bares, feiras, mercados e fazendas, entre outros lugares.
Além de incentivar o uso de ingredientes regionais e sustentáveis, por meio de uma rede integrada de turismo gastronômico, a nova lei prevê capacitações, junto aos profissionais do segmento, para aprimorar a qualidade de seus serviços. Devem ser firmadas, ainda, parcerias do Governo do Estado com instituições de ensino e empresas privadas, com o intuito de fomentar a inovação nas práticas culinárias locais.
Para serem integrados ao Roteiro Gastronômico da Paraíba, municípios e estabelecimentos serão avaliados com base em critérios como a qualidade dos pratos, a infraestrutura disponível para receber turistas e a disposição em participar das atividades relacionadas ao projeto.
“A Paraíba é um verdadeiro celeiro de sabores, com uma gastronomia variada e repleta de tradições, que vão do Litoral ao interior. A aprovação desta lei representa uma oportunidade única de divulgar e fortalecer nossa culinária de forma estratégica, permitindo que as pessoas conheçam as delícias que fazem parte do nosso patrimônio cultural”, destacou Ferdinando Lucena, presidente da PBTur.
“Esta é uma oportunidade não só de preservar as receitas tradicionais, mas também de gerar emprego e renda, apoiando nossos produtores locais e chefs da região”, pontuou Rosália Lucas, titular da Setde-PB.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 12 de dezembro de 2024.