Notícias

nos oito campi

UEPB aprova número de vagas disponíveis para o Sisu

publicado: 12/12/2024 08h56, última modificação: 12/12/2024 08h56
2024.12.11 Oferta de vagas na UEPB © Julio Cezar Peres (3).JPG

Instituição oferecerá 5.970 vagas, distribuídas para os dois semestres letivos de 2025 | Foto: Julio Cezar Peres

por Maria Beatriz Oliveira*

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) aprovou o número de vagas disponíveis para o ingresso de alunos no ano que vem. Ao todo, a instituição oferecerá 5.970 vagas para ingresso no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), distribuídas entre os oito campi universitários.

As vagas serão divididas para os dois semestres letivos, com mais de três mil oportunidades, sendo ofertadas para ingresso em janeiro e as demais com entrada a partir do segundo semestre. Para admissão em todos os cursos da UEPB, ficou definida a quantidade de 400 pontos obtidos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como nota mínima exigida. Porém, as coordenadorias de cada graduação podem estabelecer notas mínimas distintas para as outras áreas do conhecimento, além dos seus respectivos pesos.

Segundo Vagner Santos, assessor da Pró-reitoria de Graduação da universidade (Prograd), os cursos mais concorridos são aqueles que demonstram maior equilíbrio nas exigências mínimas. “Normalmente, as graduações em Odontologia, Administração, Serviço Social e Fisioterapia são as que mais atraem quem se inscreve no Sisu. Diferentemente do curso de Direito, por exemplo, que exige pontuações mínimas bem altas. Então, o aluno prefere tentar outras opções que ele tenha mais chance de ingresso”, explica Vagner.

A contabilização das vagas que serão ofertadas tem início ainda em setembro, com cada coordenação analisando quantos alunos serão graduados no ano, o número de evasões e a capacidade máxima das disciplinas de cada formação.

Além disso, a resolução que define a quantidade de vacâncias na UEPB também estabelece a política de reservas de vagas destinadas às ações afirmativas. Neste ano, sete segmentos serão contemplados com as reservas, sendo: 20% para pessoas negras, 2% para pessoas indígenas, 2% para pessoas ciganas, 2% para pessoas quilombolas, 2% para pessoas trans, 2% para pessoas com deficiência (PCD) e 20% para pessoas que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escola pública ou em escola privada como bolsista.

Por último, a chamada realizada por meio do Sisu contempla a chamada regular, bem como a lista geral de espera. As inscrições no Sistema de Seleção Unificada terão início no dia 17 de janeiro, com o resultado final sendo divulgado no dia 26.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 12 de dezembro de 2024.