setor de viagens

PB registra novos dados positivos

publicado: 05/09/2024 09h08, última modificação: 05/09/2024 09h08
Em meio a ações promocionais do governo, estado tem aumento de 42% nas vendas de pacotes por agência turística
tambaba.jpg

Em eventos de divulgação, como as famtours, PBTur e Setde-PB divulgam atrativos turísticos estaduais, como as praias | Foto: Marco Pimentel/PBTur

Novos dados divulgados pelo setor de turismo nacional registram o momento positivo que a Paraíba tem atravessado nesse segmento. Dessa vez, as informações partem da Operadora Incomum Viagens. Segundo a empresa, houve um crescimento de 42% nas vendas de pacotes turísticos para o estado, na comparação com os números observados no ano passado.

De acordo com o Governo da Paraíba, esse aumento significativo pode ser atribuído, em parte, às estratégias de promoção implementadas por órgãos oficiais, como a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e a Secretaria de Estado de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba (Setde-PB), para atrair visitantes e fomentar o setor.

Allan Sales, diretor de Marketing da PBTur, ressalta a importância de eventos como os famtours — as chamadas “viagens de familiarização”, realizadas para apresentar a profissionais de agências de turismo os principais atrativos turísticos locais. Nesta semana, como parte de uma iniciativa desse tipo, uma equipe de 10 agentes da Operadora Incomum, proveniente dos mercados da Região Centro-Oeste, visitou os municípios de João Pessoa, Cabedelo e Conde.

“O aumento nas vendas de pacotes turísticos é um reflexo direto de nossas ações, como a participação em feiras comerciais, capacitações e famtours. A recente visita dos agentes da Operadora Incomum foi um sucesso, permitindo-lhes vivenciar as riquezas naturais e culturais da Paraíba e conhecer nossa infraestrutura hoteleira”, destaca Allan.

Delano Tavares, secretário-executivo de Turismo do estado, também expressa satisfação com os resultados obtidos. “Estamos muito felizes com o crescimento observado por mais uma operadora. Esse é um claro indicativo de que estamos no caminho certo. Os famtours, em particular, são fundamentais para mostrar aos agentes a verdadeira essência da Paraíba. A experiência direta com nossos destinos e nossa hospitalidade cria uma conexão genuína e duradoura, que se reflete nas vendas e na promoção do nosso estado”, enfatiza.

Imersão

Outra atividade recente de promoção turística foi a capacitação “Imersão Paraíba”, organizada na última terça-feira (3), no Rio de Janeiro — considerado um dos maiores emissores de turistas para o estado. Feita pela PBTur e pela Setde-PB, a ação teve o objetivo de apresentar as atrações de maior destaque da Paraíba para agentes da operadora de viagens local NewIt.

Segundo Ferdinando Lucena, presidente da PBTur, a NewIt é outra empresa do segmento a registrar números positivos relacionados ao estado. “De acordo com os dados da operadora NewIt, uma das líderes no setor de turismo no Brasil, houve um crescimento notável nas vendas de pacotes de viagem para a Paraíba no primeiro semestre de 2024. De janeiro a julho, as vendas superaram, em impressionantes 72,51%, o valor registrado em todo o ano de 2023. Esse aumento significativo já estava seguindo uma tendência positiva, com uma variação de quase 40%, de 2022 para 2023. Esses dados são resultados das ações estratégicas do Governo do Estado para promover a Paraíba”, avalia Ferdinando.

Conforme Jorge Castro, diretor da NewIt, a previsão da operadora de viagens fluminense é que, até o fim deste ano, sejam comercializados, aproximadamente, 1.000 pacotes turísticos para a Paraíba. Caso se confirme, essa projeção representará um crescimento de 158,64% em relação ao total de pacotes vendidos durante todo o ano passado. Os cálculos foram baseados na média de vendas registrada pela companhia nos primeiros sete meses de 2024, o que sugere essa estimativa para o restante do ano.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 05 de setembro de 2024.