Bivalente

Paraíba vacina público acima de 18 anos

publicado: 26/04/2023 11h07, última modificação: 26/04/2023 11h31
Imunizante protege a população contra o vírus da Covid-19 e da variante Ômicron, considerada a mais agressiva
1 | 2
População pode se vacinar em diversos pontos das cidades, sem necessidade de agendamento prévio; imunizante está disponível para quem recebeu, pelo menos, duas doses - Foto: Codecom-CG
2 | 2
Municípios ampliam locais de vacinação para atender mais pessoas - Foto: Secom-PB
Codecom-CG-Vacina.png
Secom-PB1.jpeg

por Ítalo Arruda*

Os paraibanos com idade acima de 18 anos já podem receber a dose de reforço da vacina bivalente contra a Covid-19. É que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) ampliou, ontem, a imunização para esta faixa etária em todo o estado, após recomendação do Ministério da Saúde. De acordo com informações da SES, os municípios devem seguir a vacinação de forma escalonada, conforme a disponibilidade do imunizante em seus respectivos estoques.

O imunizante bivalente – que, comprovadamente, oferece maior proteção contra as variantes da Covid-19 – é recomendado para quem recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes (no esquema primário ou de reforço). Além disso, a última dose deve ter sido tomada, no mínimo, há quatro meses. Aquelas pessoas que ainda estão com o ciclo vacinal incompleto, devem procurar o serviço de saúde para atualizar o cartão de vacina e, assim, ter acesso à vacina bivalente.

Ainda segundo a SES, as doses serão enviadas aos municípios semanalmente, de acordo com a solicitação de cada cidade. O secretário da Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, destacou a importância da ampliação da vacinação e ressaltou a necessidade da população atualizar o esquema vacinal. “Fazemos esse convite para que a gente possa avançar com a cobertura da vacina. São mais de mil salas de vacinação e os municípios já estão com a vacina pronta para ser aplicada no braço dos paraibanos”, afirmou.

Até o momento, foram aplicadas 168.575 doses da vacina bivalente nos 223 municípios. Deste total, 86% corresponde à vacinação de pessoas com 60 anos ou mais.

Vale lembrar que as vacinas contra a Covid-19 podem ser administradas, de forma simultânea, com os demais imunizantes do Programa Nacional de Imunizações (PNI), incluindo a vacina contra a influenza, cuja campanha nacional segue até o dia 31 de maio, exclusivamente para os grupos prioritários.

O secretário Jhony Bezerra também reforçou a necessidade de a população se vacinar contra a gripe, principalmente, as crianças. “Estamos passando por um momento de sazonalidade em que aumentou a circulação do vírus da influenza, e há uma preocupação da SES em torno do núcleo pediátrico. A gente faz esse apelo para que os pais levem seus filhos para receberem a dose contra a influenza e, assim, toda a Paraíba possa seguir protegida”, alertou Jhony.

JP e CG convocam o público para vacinação

Em João Pessoa, mais de 30 postos de vacinação foram disponibilizados tanto para aplicação da vacina bivalente em pessoas acima de 18 anos quanto para a vacina contra a influenza.

Secom-PB1.jpeg

Além das policlínicas municipais e do Centro Municipal de Imunização (CMI), os imunizantes também serão aplicados nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e no estacionamento do Mangabeira Shopping, em conformidade com o horário de funcionamento de cada um desses serviços. Os atendimentos acontecem das 8h até às 16h nas policlínicas, CMI e USFs; no Mangabeira Shopping, atendendo no drive thru e pedestres, o funcionamento é das 13h às 22h.

Para receber a vacina, não é necessário agendamento. O maior de 18 anos deve apresentar um documento oficial com foto, cartão de vacina que comprove a aplicação de outras doses contra a Covid-19 e Cartão do SUS em um dos pontos de vacinação.

Já no caso da imunização contra a influenza, todos que fazem parte da população prioritária precisam apresentar documentos comprobatórios de cada situação específica, como declaração, laudo ou receita médica.

Fernando Virgulino, chefe da Seção de Imunização em João Pessoa, alertou sobre a importância de garantir à população a assistência preventiva por meio das vacinas. “Seguimos trabalhando e garantindo a assistência preventiva em saúde pública para toda a população pessoense. Alertando principalmente sobre a importância da prevenção por meio das vacinas, que são seguras, eficazes e capazes de salvar milhares de vidas em todo o mundo”, destacou.

O município de Campina Grande também deu início à aplicação da vacina bivalente em adultos acima de 18 anos. Adolescentes imunossuprimidos de 12 anos acima também recebem a vacina.

Desde ontem, a vacinação está acontecendo em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), policlínicas, Centros e de Saúde, e no Terminal de Integração de Passageiros, no Centro da cidade.

A coordenadora municipal de Imunização, Samira Luna, ressaltou que essa medida “é uma forma de aumentar a proteção” na sociedade. Ela também frisou que, mesmo com a ampliação para o público adulto, a vacina também continua disponível para os grupos prioritários, e é extremamente importante que todas essas pessoas compareçam para receber as vacinas.

“É uma vacina que tem uma proteção ampliada e serve como dose de reforço para proteger contra as formas graves da Covid-19”, já que detém as cepas das variantes da doença, incluindo a Ômicron.

As pessoas desta faixa etária, que receberam a última dose há, no mínimo quatro meses, podem se dirigir a um dos locais de vacinação para receber a vacina Bivalente. Também é necessário que elas tenham recebido pelo menos o esquema primário de duas doses.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 26 de abril de 2023.