marco geográfico

Pico do Jabre ganha nova medição

publicado: 26/04/2023 11h14, última modificação: 11/05/2023 09h49
Localizado em Maturéia, ponto mais alto da Paraíba e o terceiro do Nordeste conta com 11 metros a mais de altitude
1 | 2
Novo dado foi obtido por uma equipe multidisciplinar de profissionais que realizaram as medições com equipamentos de última geração - Foto: Bruno Wanderley
2 | 2
Foto: Bruno Wanderley
WhatsApp Image 2023-04-25 at 16.32.41.jpeg
WhatsApp Image 2023-04-25 at 14.48.45.jpg

por Lusângela Azevêdo

Após nova medição, o Pico do Jabre ganhou 11 metros a mais do marco oficial do IBGE. O pico tem agora 1.208 metros de altitude, segundo novos estudos. O ponto mais alto do estado da Paraíba, o Pico do Jabre, ganhou 11 metros a mais, após uma nova medição realizada por uma equipe multidisciplinar de profissionais, incluindo escaladores, professores do curso de Geoprocessamento do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e biólogos. Localizado no município de Maturéia, no Sertão paraibano, a montanha, que antes havia sido apontada com 1.197 metros acima do nível do mar, conforme medição realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na década de 1950, passou para 1.208 metros.

Os novos dados foram encaminhados ao IBGE para atualização das informações oficiais da altitude do ponto turístico.“O topo do Pico do Jabre é uma grande rocha e é inacessível às pessoas, a não ser que se usem equipamentos de escalada. Então, reunimos a equipe, onde a gente acessou o pico, colocou o equipamento de medição adequado e assim se pôde medir a diferença entre o marco do IBGE, que não está errado, e esse ponto mais elevado da montanha, que até então não tinha sido acessado por nenhuma equipe de medição. Esse equipamento permitiu que medisse na diferença entre o ponto do já conhecido e a nova marca que seria a altitude máxima da montanha. Essa medição ainda não é oficial porque nada foi publicado a respeito, mas é uma medição válida porque foi efetuada por profissionais capacitados e utilizados equipamentos de precisão adequados para esses tipos de medidas,” explicou o presidente da associação de turismo de Maturéia (AmaTur), Bertran Feitoza.

A nova medição ocorreu após profissionais em rapel observarem que o marco de medição do IBGE não se encontra no ponto mais elevado da montanha. Em vista disso, em maio de 2022, a equipe composta por Sydney Dias, Michele Beppler, Valdith Jerónimo, Wagner Brito, Audi Bettran Feitoza, Bruno Wanderley e Tereza Costa se reuniu para acessar o topo de uma grande rocha e efetuar a medição naquele ponto.

Durante o estudo foram utilizados os aparelhos de última geração, Sstação total Ruide 822R3 e receptor GNSS Trimble R6, que registrou que no topo da rocha a altitude registrada foi de 1.208 metros acima do nível do mar, ampliando em 11 metros a altitude máxima registrada pelo IBGE.

O Pico do Jabre é o ponto mais alto da Paraíba, e o terceiro do Nordeste. No entorno dele foi criado o Parque Estadual Pico do Jabre, uma área para proteger a fauna e a flora da região. É um observatório natural que permite que os visitantes contemplem do alto toda a cobertura vegetal acompanhada de relevos e fontes de água dos municípios vizinhos. Uma paisagem rica em belezas naturais, que atrai a atenção de turistas brasileiros e estrangeiros.

O Pico do Jabre surpreende por suas belezas, clima agradável e uma visão de encher de entusiasmo e energia positiva a qualquer visitante. Com uma panorâmica de 130 km de visão, de onde se pode ver, a olho nu, os Estados do Rio Grande do Norte e Pernambuco.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 26 de abril de 2023.