A sexta edição da Pedalada da Fé acontece na noite de hoje, em João Pessoa, com expectativa de superar os números registrados pelo evento no ano passado. Segundo os organizadores da iniciativa — que arrecada doações de alimentos não perecíveis, por parte do público inscrito, para destiná-los a pessoas em situação de vulnerabilidade social na capital —, mais de uma tonelada de produtos foi angariada antecipadamente, e espera-se que a marca de duas toneladas, coletadas em 2024, seja superada neste ano.
Promovida pela Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, pela Loja Túlio Bicicletas e pelo Santuário da Penha, a Pedalada da Fé tem concentração prevista para as 19h, em frente à Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no Centro, com saída marcada para 20h, rumo à Capela de Nossa Senhora da Penha. O percurso de 14 km segue o mesmo trajeto da tradicional Romaria da Penha, reunindo fiéis, ciclistas e grupos de pedal de toda a Região Metropolitana de João Pessoa.
De acordo com a organização, a velocidade do evento será controlada, tornando--o mais atraente para aqueles que não pedalam com frequência. Além disso, o percurso será animado por trios elétricos e acompanhado por ambulância. Também haverá distribuição de água em três pontos: na saída, na parada da Praça Antenor Navarro e na chegada do trajeto.
As inscrições para a Pedalada da Fé são gratuitas e podem ser feitas nas lojas Túlio Bicicletas (situadas no Centro, em Manaíra e em Mangabeira). Já para participar dos sorteios de uma bicicleta Bradox e de outros brindes, é preciso doar 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão destinados à Paróquia de Lourdes, ao abrigo de idosos da Associação Metropolitana de Erradicação da Mendicância (Amem) e à Associação Integrada de Mães dos Autistas (A-ima).
Solidariedade e devoção
Na avaliação de Túlio Bezerra, organizador do evento e proprietário da Túlio Bicicletas, o engajamento do público é motivo de celebração. “A cada edição, vemos mais solidariedade, devoção e união. Já arrecadamos mais de uma tonelada e acreditamos que vamos ultrapassar o número do ano passado. Esperamos ciclistas de todas as idades e estilos, famílias, grupos de pedal e amigos, transformando essa noite em uma grande homenagem da comunidade ciclística à cidade e à fé que move a Romaria da Penha”, afirmou.
O padre Marcelo Firmo, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, reforçou o espírito que move a Pedalada da Fé. “O ciclista é convidado a pedalar pela fé, colocando diante de Deus o seu propósito. Que Nossa Senhora interceda por cada um dos ciclistas, dando sentido de vida e fé”, destacou.
Agentes da Semob-JP acompanham o percurso
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) anunciou que vai disponibilizar 10 motociclistas e cinco viaturas para garantir a segurança dos participantes da Pedalada da Fé e a fluidez do tráfego ao longo do percurso, incluindo o bloqueio dos cruzamentos na passagem dos ciclistas.
O superintendente-executivo de Mobilidade Urbana da capital, Expedito Leite Filho, destacou a satisfação de contribuir com o evento, que integra a agenda preparatória para a Romaria da Penha, que ocorre no próximo sábado (29). “Vamos garantir todo o apoio e segurança viária à pedalada, o que muito nos alegra, porque faz parte e referência à Romaria de Nossa Senhora da Penha, que é a maior demonstração de fé e religiosidade do estado”, disse o gestor.
Trajeto
Partindo da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, a Pedalada da Fé seguirá pelas avenidas João Machado e Dom Pedro II, passando pela via expressa Padre Zé, pela principal dos Bancários, pela Rua Santa Bárbara e pela Avenida Hilton Souto Maior — a partir do Shopping Mangabeira —, até chegar ao Santuário de Nossa Senhora da Penha, encerrando o evento, por volta das 21h.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 26 de novembro de 2025.