Notícias

Perspectiva de alta de casos de Covid: uso de máscara volta a ser recomendado em instituições na PB

publicado: 14/06/2022 08h42, última modificação: 14/06/2022 08h42
Agencia-Brasil-mascaras.png

por Ana Flávia Nóbrega*

Além do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) anunciou ontem o retorno da obrigatoriedade do uso de máscaras nas dependências de suas unidades. A decisão das três instituições leva em consideração o aumento de casos de contaminação pela Covid-19, com o objetivo de evitar uma propagação e um maior acometimento da população.

No IFPB, a obrigatoriedade passa a valer a partir de amanhã em todas as unidades paraibanas. A medida deverá ser seguida por servidores, agentes terceirizados, discentes e visitantes a partir da entrada e durante toda a permanência nas dependências do IFPB.

A medida também vem sendo pensada por membros de outras instituições. Na Universidade Federal da Paraíba, o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) recomendou o retorno do uso de máscaras nas dependências da instituição.

O diretor do centro, Rodrigo Freire, e Marcelo Sitcovsky, vice-diretor, falaram em nota aos servidores e integrantes. “A direção do CCHLA, em comum acordo com a comissão de Biossegurança do centro, diante do quadro de agravamento de contágios da Covid-19 na Paraíba, vem recomendar a todos o uso de máscaras de proteção. Junto com a vacinação, o uso das máscaras é a melhor forma de proteção contra o vírus e representa um compromisso coletivo e civilizatório com o fim da pandemia”, escreveram.

De acordo com o monitoramento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) pelo Info Gripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), observa-se uma probabilidade de crescimento maior de 95% de novos casos a longo prazo. Entre os estados do Nordeste, apenas o Rio Grande do Norte e Sergipe aparecem com a mesma tendência.

Casos na Paraíba

Ontem, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou novos 72 casos de contaminação pela Covid-19 e nenhum óbito em decorrência do agravamento da doença. A plataforma que acompanha os casos não contabilizou os registros do fim de semana. Seis pessoas deram entrada em hospitais públicos para o tratamento da doença nas últimas 24h, entre o domingo e ontem. No total, 58 pessoas estão internadas para tratamento. Os leitos de UTI estão com 7% de ocupação na Paraíba.

O Estado segue com 608.269 casos acumulados de contaminados, sendo 448.115 pacientes recuperados e 10.225 vítimas fatais.

A SES informou que a Paraíba tem 88,66% da população a partir de cinco anos vacinada com o ciclo primário, considerando duas doses ou dose única. O montante representa 3.597.377 pessoas, sendo 85.791 que receberam dose única. Outras 3.511.586 receberam a primeira dose, representando 93,61% da população, onde 271.490 ainda não encerraram o ciclo primário.

Ainda de acordo com dados do painel de vacinação, 1.899.454 pessoas se vacinaram com a primeira dose de reforço, representando 50,64% da população apta, e 83.813 receberam a segunda dose de reforço, o equivalente a 14,94% da população. A SES também registrou a aplicação de 51.891 doses adicionais. Também são registradas a aplicação de 8.872.642 doses totais de 10.022.615 imunizantes recebidos pelo Governo do Estado.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 14 de junho de 2022