Impacto financeiro: São João movimenta R$ 300 milhões em CG

publicado: 13/06/2022 09h15, última modificação: 13/06/2022 09h15
pmcg.png

Foto: Prefeitura de Campina Grande

Como se vivesse um “segundo Natal”, Campina Grande tem um considerável aumento de suas receitas durante o mês de junho, pela presença de milhares de visitantes oriundos de todas as partes do Brasil e até do exterior, para participar d’O Maior São João do Mundo. Conforme dados da Prefeitura Municipal, em 2019, último ano de realização presencial, o evento gerou ao município uma receita em torno de R$ 300 milhões.

Em ritmo de forró, a cidade presencia, a cada ano, a lotação da rede hoteleira, das hospedagens alternativas, crescimento da movimentação nos bares e restaurantes, além do incremento de todas as suas atividades comerciais e demais setores da economia. Do vendedor ambulante de milho aos donos de casas de shows, todos são beneficiados pelo evento, considerado um dos mais importantes do interior do país.

A estimativa, levantada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), tem como base o que foi faturado em 2019, por parte do comércio local, setor de serviços, barraqueiros instalados no Parque do Povo, agentes turísticos, artesãos, setor de transportes, entre outros segmentos envolvidos com a realização da festa.

Segundo a Medow Entretenimento e cultura, com base em pesquisa realizada pelo Instituto DataVox, em 2019, 1,8 milhão de pessoas circularam pelo Parque do Povo nos 31 dias de festa, número que deve chegar a dois milhões este ano.

Evento propicia renda a catadores

Por conta dos festejos juninos, a Prefeitura Municipal lançou o projeto Recicla São João 2022, que vai proporcionar a inserção socioeconômica de 40 catadores que fazem parte das cooperativas e associações de materiais reutilizáveis e recicláveis instaladas na cidade.

O projeto do governo municipal é coordenado pela Secretaria de Serviços Urbanos de Meio Ambiente (Sesuma). Os contratos de prestação de serviço dos catadores que farão a coleta seletiva durante os festejos juninos foi assinado ontem. Fazem parte da ação, a Cooperativa de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Campina Grande (Catamais), a Cooperativa de Trabalhadores de Materiais Recicláveis (Cotramare), a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Arensa) e o Centro de Arte em Vidros (Cavi), tendo como representante a Cooperativa Catamais. Todas as atividades dos catadores são acompanhadas pelo Ministério Público do Trabalho.

O serviço de coleta seletiva será realizado no Parque do Povo e no Distrito de Galante. Os colaboradores serão divididos em oito equipes. Um ponto de apoio ficará instalado ao lado da Pirâmide do Parque do Povo e, como nos anos anteriores, haverá o reforço de um caminhão e caçamba para transportar o material até o galpão, localizado no bairro Três Irmãs.

Projeto

O Recicla São João, conforme a coordenadora do programa, engenheira Rafaela Oliveira, visa garantir a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos recicláveis gerados durante o evento. O programa também consegue efetivar a sustentabilidade e fomentar a adoção de novas práticas, além de promover a inclusão social.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 11 de junho de 2022