Pichações invadem prédios do Centro Histórico de João Pessoa

publicado: 16/10/2017 20h05, última modificação: 16/10/2017 20h30
4.jpg

Associação do Comércio é um dos exemplos de prédios públicos que não escaparam da ação dos pessoas que enfrentam até lugares altos - Foto: Evandro Pereira

tags: centro histórico de joão pessoa , pichação , folkcomunicação

José Alves

Os pichadores seguem desrespeitando as autoridades e fazendo pichações em prédios públicos e privados, principalmente no Centro Histórico de João Pessoa. Nem o prédio da Associação do Comércio escapa das pichações. Prédios particulares da principal avenida da cidade, a Epitácio Pessoa, e de diversos bairros, a exemplo de Jaguaribe e Cruz das Armas, também não escapam das pichações.

Segundo o promotor de eventos Rogeraldo Campina, a pichação não é arte, é sujeira, e ao que parece os autores não se intimidam com as autoridades, gostam de desafios e enquanto nenhum deles for punido, essa sujeira tende a continuar por toda a cidade.

As pichações geralmente são feitas em horários noturnos e possivelmente na madrugada por jovens que não se intimidam com a altura dos prédios nem temem a polícia. Há dois anos, os responsáveis pelo Centro Histórico de João Pessoa afirmaram que iriam colocar câmaras em todos os locais para flagrar a ação dos vândalos. Nesta segunda-feira (16), um dos empresários do setor, Tiê Maia, disse que os pichadores agem sem medo porque não existem fiscalização e nem as câmeras que foram prometidas para o local.

Os pichadores geralmente agem com spray, canetas hidrocor ou tinta comum. Não respeitam os imóveis, sejam eles públicos ou privados, e pintam nomes ou códigos de grupos específicos que só eles identificam.

As pessoas que vêem as pichações nas ruas ficam imaginando como eles conseguem subir em prédios tão altos para realizarem a ação de pichação, sem sofrerem um acidente e sem serem vistos. Na verdade, disse a comerciária Ana Maria, os pichadores não respeitam empresários nem gestores públicos. "Me parece que eles disputam entre eles quem faz mais pichações em locais mais altos. Até em locais com letreiros informando sobre a proibição de cartazes ou pichações não são respeitados. Para eles esses locais são inspiradores e desafiadores", disse Ana Maria.

Segundo o síndico de um dos prédios alvo de pichadores na Avenida Epitácio Pessoa, Leonardo Pessoa, nem ele nem as pessoas que têm salas alugadas não sabem como e nem a hora que os pichadores entraram no imóvel. Ele disse que já fez Boletim de Ocorrência em uma delegacia e o escrivão informou que a pena para quem for pego fazendo pichações varia de três meses a um ano de detenção, além de multa.

Na opinião de Leonardo, os pichadores não respeitam nada e também picham telefones públicos, pontos de ônibus e fachadas de lojas. Nem igrejas escapam da ação dos pichadores.