Polícia prende 14 acusados de tráfico e homicídios na PB

publicado: 17/10/2017 19h05, última modificação: 17/10/2017 19h49
4.jpg

A Operação Nêmesis teve como objetivo retirar de circulação pessoas acusadas de tráfico de drogas e roubos, entre outros crimes - Foto: Cláudio Goes

tags: polícia militar , polícia civil , operação nêmesis , tráfico de drogas , homicídio

Chico José

As Polícias Civil e Militar deflagraram na madrugada dessa terça-feira (17) a 'Operação Nêmesis', em cumprimento a 30 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça nas cidades de Soledade e Juazeirinho, localizadas no Curimataú Ocidental e no Seridó Oriental da Paraíba. Foram presos 14 adultos, entre eles, uma idosa de 77 anos, e uma adolescente foi apreendida. Segundo o delegado Danilo Orengo, a operação teve o objetivo de retirar de circulação pessoas acusadas de tráfico de drogas, roubos, ataques a instalações bancárias e de Correios; e também da prática de homicídios na região. Os presos foram encaminhados à Central de Polícia de Campina Grande, onde vão esperar a decisão da Justiça sobre seu encaminhamento ao sistema penitenciário.

A operação contou com apoio aéreo; da Polícia Rodoviária Federal; do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais); do Geosac (Grupo Especial de Operações na Caatinga); e teve a participação de 80 policiais militares. Segundo o major Pablo, do 2º Batalhão de Polícia Militar, a Operação Nêmesis teve início a partir de um trabalho de investigação da Divisão de Homicídios da Delegacia de Soledade; contando com informações colhidas pelo Núcleo de Inteligência da PM e dos próprios policiais do destacamento local.

O major Pablo informou ainda que a 'Operação Nêmesis' é uma continuação da 'Operação Narcos', deflagrada meses atrás, quando foram presas pessoas acusadas de crimes de homicídio e tráfico. Essas pessoas recebiam ordens de outros criminosos já recolhidos ao sistema prisional da Paraíba. De dentro dos presídios partiam as ordens para a prática de homicídios e tráfico de entorpecentes e ameaças de morte a quem quisesse aderir ao esquema criminoso.

Indivíduos de alta periculosidade

“Acreditamos que, com essa operação, conseguimos desbaratar todo o núcleo estratégico e operacional deles”, disse o oficial, acrescentando que alguns integrantes da organização continuam soltos, mas devem ser presos a qualquer momento. “Mais uma vez o estado está presente pra mostrar que tem força e dá resposta à sociedade”, disse o major Pablo, lembrando que se trata “de indivíduos de alta periculosidade que tiraram famílias inteiras de suas casas e mataram familiares, incluindo crianças e adolescentes, tudo em nome do tráfico de entorpecentes”.

Idosa fazia escoamento

O delegado Lamartine Lacerda, do município de Soledade, explicou que todos os presos fazem parte de uma única organização criminosa, a mesma que foi objeto da 'Operação Narcos'. “Agora, com a 'Operação Nêmesis', a gente conseguiu identificar mais alguns membros, num total de 30 mandados cumpridos, valendo salientar que algumas dessas pessoas tinham mais de um mandado”, disse. Ainda segundo o delegado, o intuito da operação foi o de desarticular essa organização que vinha acabando com a paz da circunvizinhança da cidade de Soledade, que estava se transformando num pólo de distribuição de drogas, com destaque para a maconha.

A idosa Maria Porfírio de Sousa, 77, segundo o delegado Lamartine Lacerda, é acusada de atuar como um dos braços da organização, sendo responsável pelo escoamento da droga. Ela negou ter ligação com os criminosos e disse que, ao ser presa, estava em sua casa. “O recebimento dessa droga no município de Juazeirinho era feito através dessa senhora”, afirmou o delegado Lamartine Lacerda. Um dos presos na operação conjunta é irmão de Leandro Frade de Oliveira, que era o principal executor da organização criminosa, que acabou morto num confronto durante uma operação policial, para cumprir um mandado de prisão expedido contra ele.