O São João Multicultural de João Pessoa volta com muito forró e tradição em 2023. O evento vai acontecer de 7 a 25 de junho com festivais de quadrilhas e grandes shows como os das cantoras Walkyria Santos e Eliane e das bandas Encantu’s e Cavalo de Pau. A novidade é a programação pré-junina, com eventos como o I Festival de Cordel.
O anúncio foi feito pelo prefeito Cícero Lucena e pelo vice-prefeito Leo Bezerra em evento, na manhã de ontem. “É preciso valorizar a cultura local e estamos felizes pois esta opção que a Prefeitura fez, junto ao Governo do Estado, de apostar em um São João Multicultural nos dá a oportunidade de valorizar nossas raízes. Fico feliz por oferecer a quem nos visita e ao nosso povo uma grande festa”, afirmou Cícero Lucena.
A programação junina da capital inclui o Festival de Quadrilhas Juninas de João Pessoa, que acontece de 7 a 11 de junho, e o Festival Estadual de Quadrilhas, que acontece de 12 a 16 de junho, ambos no estacionamento do Estádio Almeidão, no Cristo. As atrações musicais se apresentam de 22 a 25 de junho, no Parque Solon de Lucena.
Uma novidade na programação dessa edição 2023 são os eventos pré-juninos, como os polos culturais nos bairros, que vão servir de “esquenta “ para o São João, e o I Festival e Feira de Cordel, a partir de 27 de maio, sempre às sextas, sábados e domingos na Feirinha de Tambaú, na orla da capital. O evento acontece até o final do São João.
O diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa, Marcus Alves, explicou que a festa tem o objetivo de integrar diversas linguagens e culturas. “Temos a quadrilha, o forró e este ano vamos agregar à cultura do cordel. Será um grande evento que projeta e valoriza nossa cidade e nossa tradição”, afirmou.
O evento contou com a presença de representantes das organizações de quadrilha. O presidente da Liga das Quadrilhas Juninas de João Pessoa, Edson Pessoa, falou sobre a satisfação de participar do evento. “Tenho orgulho dessa gestão que valoriza e engrandece nossa cultura. De forma planejada e discutida estamos podendo fazer um dos maiores festivais de quadrilha do país não apenas pela estrutura do evento, mas pelo apoio às agremiações”, afirmou.
O presidente da Federação das Entidades de Quadrilhas Juninas da Paraíba, Genilson Félix, afirmou que vê a festa com otimismo. “Além das grandes atrações vemos o movimento junino como protagonista e para nós é muito gratificante. Só temos a agradecer por acreditar em nós”, afirmou.
Programação musical
Festival de Quadrilhas 2023 - Almeidão
Dia 7
- Fabiana Souto
Dia 8
- Douglas Pegador
Dia 9
- Valquíria Santana
Dia 10
- Raifi Sousa
Dia 11
- Aveloz
Dia 12
- Vaqueiro Micemar
Dia 13
- Ranieri Gomes
Dia 14
- Kelly Silva
Dia 15
- Douglas Patrício
Dia 16
- Alberto Bakana
Parque Solon de Lucena
Dia 22 de junho:
- Eliane
- Danieze Santiago
- Luka Bass
Dia 23 de junho:
- Vicente Nery
- James Sousa
- Berinho Lima
Dia 24 de junho:
- Walkyria Santos
- Israel Muniz
- Forró da Live
- Dia 25 de junho:
Banda Encantu’s
- Cavalo de Pau
- João Lima
*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 27 de abril de 2023.