Ambulantes serão realocados em João Pessoa

publicado: 27/04/2023 12h42, última modificação: 27/04/2023 12h43
Prefeitura planeja criar uma feira itinerante com vendedores de hortifruti que atuam no Centro da capital
1 | 3
No Centro da capital, os ambulantes dividem espaço de trabalho nas calçadas com os pedestres - Foto: Edson Matos
2 | 3
De acordo com dados da prefeitura, ação deverá aumentar, também, a segurança dos comerciantes - Foto: Edson Matos
3 | 3
Ordenamento permitirá melhor tráfego nas vias e maior atuação dos feirantes em locais diversos - Foto: Edson Matos
ambulantes-foto-edson_matos  (5).JPG
ambulantes-foto-edson_matos  (6).JPG
ambulantes-foto-edson_matos  (10).JPG

por Sara Gomes*

Mais de 40 vendedores ambulantes do segmento de hortifruti que atuam no Centro de João Pessoa aderiram ao projeto de ordenamento dos espaços públicos da região. A ação da Prefeitura Municipal da capital irá organizar os comerciantes em uma feira itinerante que irá percorrer pontos da cidade.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) da capital, a ação visa organizar e padronizar o comércio de vendedores do segmento, bem como desobstruir o passeio público dos pedestres, garantindo acessibilidade e mobilidade urbana.

“A feira itinerante é uma estratégia de ordenamento pensada para não prejudicar a renda mensal e a subsistência dessa categoria”, declarou o diretor de Empreendedorismo e Planejamento da Sedurb, Julião Ferreira.

O levantamento identificou 450 vendedores ambulantes de vários segmentos no Centro de João Pessoa, sendo 50 feirantes, após um mapeamento realizado nas principais vias da região, entre elas: Avenida Parque Solon de Lucena, Dom Pedro I, Miguel Couto, Desembargador Souto Maior, Avenida Santos Dumont, Santo Elias, General Osório e Duque de Caxias.
Na primeira fase do planejamento, a Sedurb, em diálogo com a Associação dos Ambulantes e Trabalhadores em Geral da Paraíba (Ameg), acordou a realocação dos ambulantes em três pontos estratégicos: Ponto de Cem Réis, Avenida Miguel Couto e Parque Solon de Lucena.

Julião Ferreira, enfatiza que a situação dos ambulantes no Centro de João Pessoa se estende em gestões anteriores, mas a gestão municipal está construindo um bom diálogo entre os envolvidos.

“No passado não procuraram encontrar soluções mas resolver de um jeito brusco e unilateral. Estamos dialogando há dois meses com a Ameg, construindo com várias mãos esse projeto. A feira vai seguir um calendário, onde eles estarão um dia em cada local na região do Centro de João Pessoa. Afinal, entendemos que os feirantes já têm uma clientela fiel”, explicou.
Até o momento, 43 vendedores ambulantes foram notificados e informados sobre a possibilidade de comercializar nos pontos estratégicos definidos pela pasta ou retornar ao Mercado Central. A Sedurb também pretende padronizar a feira com guarda-sóis, uniformes e carrinhos.

O vice-presidente da Associação dos Ambulantes e Trabalhadores em Geral da Paraíba (Ameg), Josemar Muniz, acredita que a adaptação dos ambulantes será difícil no início, mas depois que o projeto estiver concretizado perceberão que será positivo, já que é uma forma de ofertar melhores condições de trabalho.

“Para a Ameg, isso é motivo de orgulho pois muitas ambulantes são mães de família que arrastam suas barracas diariamente. Os ambulantes terão barracas padronizadas e, com certeza, chamará a atenção da população para consumir seus produtos. Alguns ainda estão apreensivos por acharem que o excesso de ambulantes no mesmo espaço aumentará a concorrência”, revelou.

Josemar informou ainda que a associação está buscando parcerias com o poder público e instituições privadas para conseguir uma carta de crédito para investir no seu negócio. “A gente pede um incentivo para que estes comerciantes consigam melhorar de vida, saindo do endividamento de agiotas. Se o microcrédito for liberado, poderão investir no seu negócio”, afirmou.

Apesar da ação, alguns comerciantes seguem apreensivos em relação à mudança. O feirante Valdemir Ferreira, que instalou sua barraca no Parque da Lagoa, é um deles. Ele não é contra a padronização das barracas e até concorda em pagar uma taxa para ocupar a via pública, mas acredita que perderá a clientela. “Estou apreensivo em relação à mudança. Acredito que muitos ambulantes no mesmo local, a concorrência aumenta”, questionou.

Cronograma da Feira Itinerante

• Segunda: Parque Solon de Lucena
  • Terça: Viaduto da Miguel Couto
  • Quarta: Ponto de Cem Réis
  • Quinta: Viaduto da Miguel Couto
  • Sexta: Parque Solon de Lucena
  • Sábado: Ponto de Cem Réis

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 27 de abril de 2023.