A Polícia Civil da Paraíba (PCPB) realizou, na manhã de ontem, a devolução de 207 aparelhos celulares que haviam sido furtados ou roubados, em João Pessoa e cidades dos Litorais Norte e Sul, mas foram recolhidos pelas autoridades, no âmbito da chamada Operação Recupera. A solenidade de entrega dos dispositivos aos seus legítimos donos foi organizada pela 1a Superintendência de Regional de Polícia Civil (SRPC) e sediada na Cidade da Polícia Civil, no bairro Ernesto Geisel, na capital.
Na ocasião, o delegado Cristiano Santana, titular da 1a SRPC, exaltou a importância da iniciativa, que já garantiu a devolução de mais de 700 celulares nos últimos quatro meses, em toda a Paraíba. “Essa entrega é fruto de um esforço muito grande feito pela Polícia Civil, por meio dos núcleos da Operação Recupera, para devolver esses celulares aos respectivos donos. É importante lembrar que essa não é uma ação pontual. A operação é contínua e nós queremos fazer essa entrega mês a mês, mostrando que a Polícia Civil trabalha dia e noite para reaver os bens das pessoas”, declarou.
Emanuela Dias foi uma das vítimas que compareceu à Cidade da Polícia, ontem, para reaver seu item. “Eu tive meu celular furtado durante o bloco das Virgens de Tambaú e, no dia seguinte, de imediato, fiz o Boletim de Ocorrência [B.O.] na delegacia, porque estava confiante de que a Polícia Civil iria recuperar o celular. Eu ainda nem terminei de pagá-lo, tanto que nem comprei outro depois do furto. Quando o pessoal me ligou informando que [o telefone] havia sido recuperado, fiquei muito feliz e grata à Polícia Civil”, confessou.
Outros polos
Além de João Pessoa, a Operação Recupera conta com polos de atuação nas outras três Superintendências Regionais de Polícia Civil, sediadas em Campina Grande, Patos e Guarabira. Os policiais que compõem a iniciativa são instruídos e capacitados para recuperar os aparelhos, principalmente por meio do IMEI — código de 15 a 17 dígitos que identifica cada celular. Por isso, a PCPB salienta ser fundamental que os cidadãos que tenham seus itens furtados ou roubados registrem um B.O. na delegacia mais próxima, se possível, com o número do IMEI de seu dispositivo.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 09 de abril de 2025.