Notícias

Polícia Militar traça plano de segurança do São João de CG

publicado: 26/04/2018 00h05, última modificação: 26/04/2018 08h58
25.04.jpg

Operação São João foi discutida entre os comandantes do 2º e do 10º Batalhões e o comandante geral da PM, cel Euler Chaves, em Campina Grande - Foto: Secom-PB

tags: são joão , segurança , campina grande


Chico José


O planejamento estratégico de segurança para o período do Maior São João do Mundo, em Campina Grande, (1º de junho a 1º de julho) já está sendo traçado pela Polícia Militar. A Operação São João foi discutida entre os comandantes do 2º e do 10º Batalhões da PM aquartelados na Rainha da Borborema, e o comandante geral da corporação, coronel Euler Chaves.

Aumento do efetivo; maior número de plataformas de observação e monitoramento por câmeras de alta resolução no interior do Parque do Povo figuram entre as providências sugeridas ao Comando Geral pelos tenentes-coronéis Cristóvão Lucas, do 2º BPM, e Enéas da Cunha Rolim, do 10º BPM.?

“Foi apresentado o planejamento da Operação São João, por parte do 2º Batalhão e do 10º Batalhão. Cada um responde por suas áreas. No caso do 2º BPM, tem o Parque do Povo e outros eventos como o Sítio São João; e na área do 10º nós temos o São João do Distrito de Galante, Trem do Forró, namoradrilhas, algumas corridas e eventos em casas de shows”, ressaltou o tenente-coronel Cunha, comandante do 10º BPM.

O comandante do 10º BPM explicou que foi apresentado ao comandante geral da PM todo o planejamento, no que se refere aos recursos humanos e materiais a serem empregados durante os 30 dias do Maior São João do Mundo, incluindo aumento de efetivo. “Vamos precisar de reforço, porque o São João de Campina Grande sempre precisou de reforço policial”, disse o oficial.

Biometria facial

Iniciativa da própria organização do Maior São João do Mundo, a biometria facial será a novidade de 2018 no sistema de segurança do Parque do Povo. Trata-se de uma área com mais de 42 mil metros quadrados, que deverá receber em média 70 mil pessoas por noite nos dias de maior afluência de público.

No entendimento do comandante Cunha Rolim, a biometria facial é um projeto piloto que pela primeira vez será implementado na grande festa popular da Paraíba. “Nossa esperança é a de que ele contribua para maior segurança. Mas acredito que ao término do São João nós tenhamos uma dimensão maior do contributo que esse implemento deu para a festa”, salientou o tenente-coronel.

Ele destacou que o equipamento deverá oferecer uma contribuição significativa para a prevenção de ocorrências indesejáveis, a partir do momento que faz o registro facial de todas as pessoas que acessam o Parque do Povo. “Além de registrar ele também conta o número de pessoas que entram no local, dispensando o uso de catracas”, frisou.

Plataformas e câmeras

O tenente-coronel Cunha Rolim confirmou o aumento do número de plataformas de observação, que serão usadas pela Polícia Militar no interior do Parque do Povo. Em 2017, no entendimento do próprio Comando Geral, a quantidade desse tipo de equipamento foi diminuta.

“Será aumentado o número de plataformas e essa foi uma observação feita pelo comandante geral, que achou o número do ano passado um tanto diminuto. Num evento junino de grande proporção, quando o ambiente está na sua lotação completa, a Polícia Militar tem dificuldade de se locomover e a visibilidade do nosso policiamento desaparece”, ressaltou o comandante do 10º BPM.

No entendimento dele, quando é usado o sistema de plataforma de observação os policiais são vistos e têm uma visão mais ampla de todo o ambiente da festa. Desta forma, ainda na avaliação dele, fica mais fácil a identificação de pessoas já conhecidas da polícia pela prática de crimes e identificar pessoas em atitude suspeita, além da realização das abordagens necessárias.

Além das câmeras normais que já vinham sendo empregadas no sistema de monitoramento do Parque do Povo, o tenente-coronel Cunha Rolim informou que, foi solicitada a instalação de câmeras com maior foco. Segundo ele, trata-se de um recurso tecnológico para que a polícia tenha maior visibilidade de todo o ambiente onde o Maior São João do Mundo será realizado nesta sua 33ª edição.