A obra da ponte do Parque Linear Três Ruas, no bairro dos Bancários, já está 98% concretizada. Com finalização prevista para a sexta-feira da próxima semana (25), a ponte faz parte do Programa de Rodovias PB, iniciado pelo Governo do Estado há três anos. Previamente orçada em R$ 12,3 milhões, a construção teve investimento total de pouco mais de R$ 17 milhões. A extensão da obra, com as duas rotatórias incluídas, é 180 m — somente a ponte tem 80 m.
De acordo com o diretor de operações do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB), Armando Marinho, faltam apenas alguns retoques para que ela seja oficialmente inaugurada, em data a ser definida pelo governador João Azevêdo. “Atualmente, estamos trabalhando nas duas rotatórias. Na próxima semana, implantaremos as sinalizações horizontal e a vertical. Todos estão trabalhando muito, até mesmo durante a noite, para finalizar o projeto”, disse o diretor. A obra começou em 2022.
Com o objetivo de interligar a UFPB ao bairro dos Bancários, a ponte é esperada com expectativa pela população. Gente como o casal Josuelma e Amaurílio de Morais, que, todo dia pela manhã, faz o percurso de Paratibe à Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde deixa a filha, estudante de Terapia Ocupacional. “A gente aproveita, estaciona na UFPB e vem caminhar. Por enquanto, está interditado, mas, assim que ficar pronto, a gente vai deixar o carro aqui”, disse Josuelma, que não vê a hora de chegar logo a inauguração.
Josuelma e Amaurílio não são os únicos que já estão aproveitando a região. Os moradores do local também estão contentes com a construção da ponte — pelo Governo do Estado — e com o Parque Linear — realizado pela Prefeitura de João Pessoa. João Fontes, aposentado e morador da Rua Valdemar de Mesquita Aciolly há 18 anos, disse que, todo dia, caminha de duas a três vezes no parque. “Não tem comparação com o que era antes. Hoje, tem lugar adequado para caminhar, tem onde se sentar, tem acesso para pessoas com deficiência e para ciclistas... Para quem é idoso, então, sem comentários”, elogiou o aposentado, também ansioso pela inauguração da ponte.
A expectativa é que, com a inauguração da obra, o trânsito flua melhor, na região entre a Zona Sul e o Centro da cidade, que é bastante intenso, no início da manhã e no fim da tarde.