População de JP reclama de sujeira e mau cheiro em papeleiras da capital

publicado: 14/02/2017 00h05, última modificação: 14/02/2017 06h40
PAPELEIRAS NO CENTRO.jpg

De acordo com a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) de João Pessoa, as papeleiras são danificadas por vândalos todos os meses - Foto: Edson Matos

tags: joão pessoa , lixo , emlur , papeleiras , lixeira

José Alves

Atualmente, a cidade de João Pessoa conta com cerca de mil papeleiras colocadas em postes e em pontos estratégicos de diversos bairros, principalmente na orla e na parte central da cidade. Mas no Centro, a reclamação da população é que, enquanto nas praias de Tambaú e Cabo Branco esses recipientes são novos e estão sempre limpos, na Avenida Duque de Caxias e ruas paralelas, são poucos, velhos e fedem muito.

A comerciária Maria do Carmo disse que existem dias em que não dá apra jogar o lixo nas papeleiras porque ao se aproximar elas estão sujas, cheias de resíduos e fedendo muito. “Acho que a Emlur precisa fazer o esvaziamento das papeleiras com mais frequência”, disse a comerciária.

Segundo informações da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), as papeleiras contribuem diretamente para a manutenção da limpeza pública e devem ser conservadas pela população. Mas por conta da ação de vândalos, todos os meses são descartadas papeleiras quebradas, queimadas ou explodidas. Além da orla, o Centro e o Varadouro apresentam grande número de ocorrências. Somente no ano de 2016, em torno de 150 equipamentos foram danificados, sendo que mais de 40% desse total foram descartados por não terem condições de uso.

Uma papeleira custa em média R$ 30,00. Segundo informações da Emlur, ao se deparar com algum desses recipientes cheios de lixo, o cidadão pode acionar o órgão ligando para o 0800 083 2425 ou 3214-7628. Por meio desse serviço, a população pode obter informações, emitir reclamações ou sugestões sobre demandas de limpeza pública.

No centro da cidade, um dos problemas é o descarte inadequado de panfletos publicitários, distribuídos em geral nos locais próximos aos semáforos. Geralmente, a população recebe esse tipo de material e, ao invés de colocá-lo nas papeleiras espalhadas pelas ruas e avenidas, joga no chão. Esse ato compromete a limpeza pública da cidade, e as consequências são obstruções de bueiros, provocando alagamentos nos períodos chuvosos.

População opina Para a estudante Cintia Gabriele, a população da cidade não tem consciência de que o lixo prejudica o meio ambiente

Cintia Gabriele - Estudante

"Em João Pessoa, só uma minoria tem interesse em ver a cidade limpa. A maioria não tem educação e prefere ver a cidade suja. Não estão nem aí para as papeleiras que são colocadas nas ruas, nem tão pouco têm consciência de que o lixo nas ruas só prejudica o meio ambiente".

Everton da Silva - Comerciário

"Acho que a Prefeitura de João Pessoa deveria colocar mais papeleiras e ao mesmo tempo fazer campanhas educativas, porque o pessoense é mau educado e sempre joga o lixo no chão, mesmo que esteja a dois passos de uma papeleira".

Zilda Jales - Funcionária pública

"Acho que de modo geral o pessoense não contribui com a limpeza da cidade e joga o lixo nas ruas, estando a pé ou dentro de seu automóvel. Mas também acho que a Prefeitura deveria cuidar melhor das papeleiras, limpando sempre as que são preenchidas com mais rapidez".

Eduardo Marcelino - Comerciário

"Acho que a prefeitura vem fazendo a parte dela colocando papeleiras nas principais ruas da cidade, mas não basta só isso, ela tem que limpar, higienizar e trocar constantemente os recipientes velhos e danificados por outros novos. Muitos desses recipientes fedem e acabam afastando as pessoas".