Entraves no caminho

População dribla obstáculos nas ruas

publicado: 30/11/2023 09h00, última modificação: 30/11/2023 09h00
Placas, cadeiras, quiosques, caixas de som e outros tipos de equipamentos atrapalham o fluxo de pedestres na capital
1 | 4
Pedestres reconhecem que vendedores que ocupam as vias públicas precisam trabalhar mas, também, reclamam de concentrações de pontos comerciais em alguns trechos, dificultando a circulação de pessoas - Foto: Evandro Pereira
2 | 4
Além da ocupação indevida da calçada, reportagem flagrou um buraco que se formou na Duque de Caxias - Foto: Evandro Pereira
3 | 4
Mesmo após o reordenamento nas ruas de João Pessoa, comerciantes informais voltaram a ocupar espaços no passeio público - Foto: Evandro Pereira
4 | 4
Foto: Evandro Pereira
José Fernandes-Viaduto Damásio Franca_F. Evandro (6).jpg
José Fernandes-Viaduto Damásio Franca_F. Evandro (9).JPG
Parque Solon de Lucena_F. Evandro (9).jpg
Parque Solon de Lucena_F. Evandro (12).JPG

por Julio Silva*

Placas, cadeiras, quiosques, caixas de som… quem anda pelo centro de João Pessoa tem que se deparar com todo tipo de objeto obstruindo calçadas de algumas ruas. O problema se torna maior com a proximidade do fim de ano e o aumento do fluxo de pedestres no comércio. Em alguns lugares, mesmo após a prefeitura fazer o reordenamento dos passeios públicos , comerciantes informais e até donos de lojas voltaram a ocupar espaços indevidamente.

A cozinheira Maria de Lourdes Amaro apontou que em alguns lugares, como a Rua Santo Elias, a ocupação indevida das calçadas é excessiva. “Eu achava que iriam tirar essas barracas porque tem lugar que não tem condição de se andar, não tem espaço. Está muito cheio. Sei que todo mundo precisa, mas está demais”, disse.

Há consumidor que aponta a Rua Santo Elias como uma das vias públicas mais cheias de barracas

Já Erick de Oliveira, gerente de uma loja de óculos na região central, falou com a reportagem de A União quando estava transitando por uma calçada que tinha um enorme boneco inflável de publicidade ocupando o passeio. “Se fosse numa área que tivesse mais espaço, ok, não teria problema, mas assim não pode”, reclamou.

Até o fechamento desta edição, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) da Prefeitura de João Pessoa não havia se pronunciado sobre quais medidas seriam tomadas para reordenar a ocupação das calçadas no centro da capital e não informou quantos comerciantes foram notificados e multados por este tipo de infração.

Buraco expõe pedestres

Além da ocupação indevida de calçadas, a reportagem também flagrou um buraco que se formou no calçadão da Avenida Duque de Caxias, próximo ao Ponto de Cem Réis. O comerciante José Fernandes Júnior, que tem uma loja próxima ao local, afirmou que o buraco está aberto há mais de uma semana depois que um caminhão da prefeitura estacionou em cima da tampa de acesso à fiação elétrica subterrânea, que acabou quebrando com o peso do veículo.

O comerciante disse que a prefeitura de João Pessoa afirmou que iria realizar o conserto da tampa, mas que até agora, nenhuma intervenção foi feita no local. Enquanto isso, o buraco - que tem mais de um metro de profundidade e está com vergalhões de ferro expostos, segue aberto.

A Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra) respondeu o contato da reportagem de A União afirmando que as placas que tampam a galeria já foram providenciadas, mas não deu um prazo de quando a reposição será feita.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 30 de novembro de 2023.