Notícias

População reclama de alagamentos causados por bueiros entupidos na capital

publicado: 26/07/2017 00h05, última modificação: 26/07/2017 09h12
rua.jpg

Galeria entupida na Rua Pedro Ivo, no bairro do Cristo, provoca alagamento, prejudicando os moradores - Foto: Ortilo Antônio

tags: chuvas , alagamentos , bueiros entupidos , joão pessoa , seinfra


José Alves

Basta amanhecer chovendo que o pessoense que acorda cedo para ir ao trabalho é obrigado a andar fazendo zigue-zague para se desviar das águas empossadas por conta dos bueiros e galerias entupidas, que causam transtornos aos moradores da capital, tanto no Centro da cidade, a exemplo da Rua Guedes Pereira, como na maioria dos bairros. O pior é que muitas dessas galerias ficam jorrando água suja pelas ruas.

No bairro do Cristo, mais precisamente na Rua Pedro Ivo de Paiva, esquina com a Hilton Guedes Pereira, os moradores do condomínio Plaza não suportam mais sair de casa e ter que fazer um contorno no quarteirão para não ter o carro atolado na esquina do prédio em razão de uma galeria entupida. O síndico do prédio, Rafael Lucena, disse nessa terça (26) que a primeira reclamação feita à Secretaria de Infraestrutura do município foi no dia 19 de abril deste ano. "O setor responsável da Seinfra protocolou toda a denúncia, mas até ontem, dia 25 de julho, nada foi feito para melhorar o acesso ao condomínio em dia de chuva", disse Rafael, irritado.

Neste inverno, muita gente tem passado sufoco por conta dos inúmeros pontos de alagamentos, existentes no bairro dos Novais, bairro São José e também no Centro da cidade. Ao lado do viaduto do Retão de Manaíra, o problema é antigo e se repete a cada chuva. Qualquer chuva alaga o local, impedindo que os condutores de veículos pequenos continuem suas viagens.
"Moro na Rua Maria Alves da Rocha e trabalho em Cabedelo, mas em dia de chuva torrencial a passagem ao lado do viaduto do Retão de Manaíra fica inviável. Não sei se no local tem galerias pluviais, mas se tiver, elas estão sempre entupidas", argumentou o bancário Edvan Duarte.

Em João Pessoa existem pontos de alagamentos que são conhecidos por todos por causa das galerias entupidas. Alguns deles ficam em frente a Estação Ferroviária, no bairro do Varadouro, no bairro Jardim Cidade Universitária e num dos trechos da avenida principal do bairro dos Bancários. Esses pontos ficam tão alagados em dia de chuva que prejudicam os pedestres e o trânsito, que fica bem lento, provocando grandes engarrafamentos.