Notícias

Avanço da vacinação contra a covid-19 em todo a Paraíba proporcionou o retorno dos turistas aos principais pontos do litoral

População volta a aproveitar o feriado nas praias do estado

publicado: 16/11/2021 08h39, última modificação: 16/11/2021 08h39
Praia Camboinha_F. Evandro (5).JPG

Foto: Evandro Pereira

tags: feriado , 15denovembro , praias , litoral paraibano

por Iracema Almeida*

Bem diferente do 15 de Novembro do ano passado, as praias de Cabedelo, Litoral Norte da Paraíba – como Poço, Camboinha e Intermares –ficaram lotadas de turistas, principalmente, de campinenses, durante o feriado da Proclamação da República. Esse retorno dos moradores da ‘Rainha da Borborema’ é resultante do avanço da vacinação contra a covid-19, em todo o Estado, que vem proporcionando finalmente a chegada do “novo normal”.

A médica radiologista, Andrea Sampaio, 38 anos, uma moradora de Campina Grande, contou que sempre vinha passar o feriado nas praias de Cabedelo, mas, no ano passado, não veio por conta da pandemia. Ela fez questão de destacar que “com certeza o aumento da vacinação fez com que pudesse aproveitar mais o feriado” e, inclusive, toda sua família já está vacinada. Segundo a turista, a ampliação da campanha de vacinação, na Paraíba, foi muito rápida, então toda a população já vem se beneficiando. “Isso fez com que a gente conseguisse aproveitar o feriado deste ano. Somos profissionais de saúde e estamos muito felizes em poder aproveitar esse mar lindo, gostamos demais dessa praia! A gente já encontrou várias pessoas de Campina Grande aqui. Saímos de lá, na sexta-feira à noite, e já percebemos a cidade bem menos movimentada, com certeza o pessoal já estava vindo aqui pro litoral”, comentou a visitante.

Quando vai chegando ao fim do ano, encontrar campinenses por Camboinha é algo bem comum. O empresário Bruno Agra, 34 anos, aproveitou a junção do fim de semana com o feriado de ontem, para curtir o mar com a família. “No ano passado, com a crise econômica e por conta da pandemia, passamos os feriados de novembro lá em Campina Grande mesmo. Agora, depois da segunda dose, já vemos uma melhora em tudo, né?! A gente até já está podendo frequentar as praias sem tanto medo de pegar esse vírus”, comemorou.

Pelas ruas e estacionamentos das praias, só viam veículos com placas da Serra da Borborema. O guardador de carros, Alisson Thiago, 29 anos, relatou que, há mais de cinco anos, trabalha ajudando os turistas a estacionar e, desde novembro de 2019, não via tanta gente nas praias de Camboinha. “Eu olho carros aqui na praia e, este ano, tem muito mais carros de Campina Grande do que no ano passado, com certeza. Esse povo quase não veio por aqui em 2020, mas agora tudo está voltando a ser como antes”, observou o guardador.

 

Comerciantes do Litoral Norte comemoram o retorno dos turistas 

A volta dos campinenses ao Litoral Norte também tem sido motivo de alegria para os comerciantes locais. No feriado de ontem, os bares e restaurantes estavam quase todos com sua capacidade máxima permitida preenchida e muitos clientes eram os que mais aproveitaram o feriadão nas praias de Camboinha: os campinenses.

O fluxo de atendimento em um restaurante de Camboinha II foi tanto que garçons extras foram contratados para ajudar no atendimento. “Este ano, está muito melhor do que foi em 15 de novembro de 2020. Tivemos que contratar pessoal extra para poder atender a todos os clientes. Desde o feriado de finados, estamos percebendo que o moradores de Campina Grande está voltando a frequentar nossas praias. Isso é muito bom, né?”, celebra a funcionária do estabelecimento, Sara Cardoso, 20 anos.

O garçom de um quiosque da praia também celebrou o retorno dos campinenses às praias cabedelenses. Andriel Mendonça, 18 anos, disse que, neste feriado, o movimento em Camboinha está muito melhor. “Depois da pandemia melhorou um pouco, por conta da vacina e as pessoas estão vindo mais para praia, principalmente o povo de Campina Grande. Muitos clientes que estão aqui  são tudo de lá. Tem deles que frequentavam aqui e não víamos desde o ano passado” disse.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 16 de novembro de 2021