Notícias

profissionalização

Porto que Educa inscreve até sexta-feira

publicado: 19/09/2023 09h39, última modificação: 19/09/2023 09h39
Interessados devem realizar as inscrições presencialmente na sede do programa, no Centro de Cabedelo
Porto que educa 1.jpeg

Porto que Educa envolve o Porto Cidade que desenvolve diversas ações nas áreas da saúde, cultura e sustentabilidade - Foto: Secom-PB

Com o objetivo de ampliar as oportunidades, a Secretaria de Educação da Paraíba (SEE-PB), em cooperação com o Porto de Cabedelo, estendeu o período de inscrição para os cursos oferecidos pelo programa estadual Porto que Educa. Agora, os interessados têm até a próxima sexta-feira para realizar a matrícula. A inscrição deve ser realizada presencialmente, das 8h às 12h e das 14h às 17h, na sede do Porto que Educa, situado na Rua Monsenhor Walfredo Leal, número 98, no Centro de Cabedelo.

O Porto que Educa integra o programa Porto Cidade, lançado pelo governador João Azevêdo, na semana passada, no Porto de Cabedelo, com foco no desenvolvimento em várias áreas, como saúde, cultura e sustentabilidade. Além do Porto que Educa, o programa engloba iniciativas como o Porto que Cuida, que disponibiliza consultas médicas e exames, e o Porto que Toca, que oferece aulas de instrumentos musicais e outras atividades para a comunidade.

porto educa 4.jpeg
Programa tem intuito de capacitar trabalhadores e moradores locais - Foto: Secom-PB

As 170 vagas ofertadas no Porto que Educa são distribuídas entre os cursos de assistente administrativo, auxiliar de fiscalização ambiental e espanhol básico. Essas formações visam atender às demandas do setor portuário, comércio, turismo e pesca. O objetivo é capacitar trabalhadores e moradores de Cabedelo, município situado na Região Metropolitana de João Pessoa.

O secretário de Educação da Paraíba, Roberto Sousa, destacou a relevância desta parceria para o desenvolvimento de ações sociais no Porto de Cabedelo. Para ele, a oferta dos cursos sublinha o compromisso do governador João Azevêdo em oferecer oportunidades de qualificação técnica e profissional para a população. “Os cursos são direcionados tanto a jovens em busca de formação profissional quanto à comunidade local interessada em ampliar seus conhecimentos. Tudo isso só evidencia o alinhamento de todos os setores da gestão estadual com o objetivo de aprimorar o futuro dos cidadãos paraibanos”, comentou.

Moradora de Cabedelo, Emilly Sandy, de 24 anos, já garantiu sua inscrição. Atualmente desempregada, a jovem vê no curso de assistente administrativo a oportunidade de se formar e conseguir um bom emprego. “Para mim, foi um passo importante a secretaria ofertar esses cursos. Dá para perceber que a procura está sendo grande porque são cursos que ajudam muito, principalmente, a pessoas como eu que estão desempregadas e procuram uma profissão. Eu acredito que esse curso vai me ajudar a conseguir uma vaga no mercado e uma renda melhor para eu poder viver bem com a minha família”, conta.

As aulas do Porto que Educa serão presenciais, combinando teoria e prática. Para enriquecer o aprendizado, serão utilizados recursos didáticos modernos, como vídeos, estudos de caso, simulações e visitas técnicas. Os estudantes contarão com a orientação de profissionais experientes em suas respectivas áreas. A implementação e organização dos cursos são realizadas em colaboração com o ParaíbaTEC, um programa do Governo do Estado, sob coordenação da SEE-PB, voltado para a expansão da educação profissional e tecnológica em toda a Paraíba.

Edital

O resultado das matrículas será divulgado no dia 22 de setembro, até as 23h59, permitindo aos candidatos confirmar sua inscrição nos cursos desejados. Todos os editais relacionados ao programa já foram lançados, desde a contratação de professores até o de realização de matrícula. Atualmente, o programa está na fase de formação dos professores e inscrição dos interessados nos cursos.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 19 de setembro de 2023.