Centro Histórico

Prédio da antiga Proserv é demolido

publicado: 15/09/2023 08h49, última modificação: 15/09/2023 08h49
Área será ocupada por apartamentos e comércios construídos pela Prefeitura de JP. Obras devem começar este ano
1 | 3
Espaço terá 120 unidades habitacionais, distribuídas por nove blocos, com estacionamentos, praça de eventos e um centro comunitário - Foto: Roberto Guedes
2 | 3
A demolição do prédio da Proserv foi autorizada pelo Iphan em agosto. Trabalho foi coordenado pela Defesa Civil - Foto: Roberto Guedes
3 | 3
Foto: Roberto Guedes
2023.09.14_demolição proserv © roberto guedes (56).jpg
2023.09.14_demolição proserv © roberto guedes (89).jpg
2023.09.14_demolição proserv © roberto guedes (95).jpg

por Taty Valéria*

O antigo prédio da concessionária Proserv, no Centro Histórico de João Pessoa, passou por um processo de desocupação e demolição durante a manhã de ontem. A operação conjunta, coordenada pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP), contou com apoio de várias secretarias municipais, da Polícia Militar, além de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, cel. Kelson Chaves, o local servia de abrigo para algumas pessoas, que foram acolhidos pelos agentes públicos. No início da operação, equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (Ruartes), da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), entraram em um local onde havia 14 pessoas em situação de vulnerabilidade social. Após o primeiro atendimento, seis delas foram para abrigamento, duas foram para casa de familiares e as outras seis foram encaminhadas para os serviços de saúde, pois apresentavam quadro de tuberculose.

“Dessas pessoas, a maioria aceitou ficar no abrigo oferecido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, e o restante preferiu se mudar para a casa de familiares e amigos que moram em comunidades próximas”, disse. Ainda de acordo com o coordenador, toda a operação de desocupação foi tranquila. “Não tivemos nenhum atropelo, foi absolutamente tranquilo, até pelo apoio que a prefeitura deu e pela preocupação com a integridade física daquelas pessoas”, finalizou Kelson Chaves.

Saiba Mais: Participaram da ação, as secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Social (Sedes), Planejamento (Seplan), Habitação Social (Semhab), Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e Guarda Civil Metropolitana.

A área da antiga Proserv deverá ser ocupada por ao menos 120 apartamentos construídos pela Prefeitura de João Pessoa. A proposta é que as tratativas com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Caixa Econômica sejam finalizadas nos próximos dias.

A expectativa é que as obras de construção de 120 unidades habitacionais, distribuídas por nove blocos, com estacionamentos, praça de eventos e um centro comunitário, sejam iniciadas ainda este ano.

A demolição do antigo prédio da Proserv, para construção de apartamentos e unidades de comércio, foi autorizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em agosto desse ano. Na decisão, o Iphan destacou, entre os procedimentos condicionantes da autorização para o processo de demolição, a existência de laudos técnicos da Defesa Civil que atestassem o risco de incidentes ou desabamento das estruturas da edificação.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 15 de setembro de 2023.