Notícias

Secretaria de Saúde deve distribuir um milhão de preservativos no carnaval

publicado: 09/02/2017 00h05, última modificação: 09/02/2017 07h50
TESTE DE AIDS_camisinhas_(OA) (10).jpg

Equipes da SES e do Hospital Clementino Fraga estarão distribuindo camisinhas em pontos estratégicos durante o Folia de Rua e o Carnaval na capital - Foto: Ortilo Antônio

tags: secretaria de saúde , governo da paraíba , preservativo , carnaval , aids


José Alves

Um milhão de preservativos masculinos serão distribuídos a partir da próxima semana em todos os municípios paraibanos para serem entregues a população durante o Carnaval. O objetivo, segundo a gerente operacional das DSTs/Aids/hepatites virais da Secretaria de Saúde do Estado, Ivoneide Lucena, é fazer com que as pessoas se protejam durante as relações sexuais, porque a situação é preocupante na Paraíba.

“Afinal, a cada dia um jovem na faixa etária entre 15 E 29 anos recebe o diagnóstico de HIV. O pior é que só este ano já foram diagnosticados 32 casos entre a população jovem”, disse Ivoneide, alertando que a doença está avançando.

O uso de preservativos continua sendo a melhor prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis. “Equipes da SES e do Hospital Clementino Fraga estarão distribuindo camisinhas em pontos estratégicos durante o Folia de Rua e em todos os eventos carnavalescos na cidade de João Pessoa”, disse Ivoneide. Nos demais municípios do Estado, a distribuição será feita pelas equipes das Secretarias de Saúde municipais.

Ivoneide Lucena disse ainda que as notificações aumentaram no Estado, porque os testes estão sendo feitos de forma mais rápida, com resultados revelados em apenas 20 minutos. De 2007 a 2016 foram diagnosticados em jovens na faixa etária entre 15 e 29 anos, 764 casos. Em crianças, homens e mulheres, no período de 2007 a 2017, foram registrados 4.960 casos. Desse total, já morreram 1.222 pessoas em razão da doença.