Notícias

NOME LIMPO

Procon-PB renegocia dívidas em CG

publicado: 17/09/2024 08h47, última modificação: 17/09/2024 08h47
Até a próxima sexta-feira, 84° Mutirão de Renegociação mediará acordos com diferentes descontos e parcelamentos
2024.09.16 Mutirão de renegociação do Procon em Campina Grande - Maria da Guia Almeida resolveu dívidas junto à Cagepa © Julio Cezar Peres (6).JPG

Maria da Guia conseguiu boa dedução para quitar débitos deixados por ex-inquilinos seus | Foto: Julio Cezar Peres

por Maria Beatriz Oliveira*

Com descontos de até 98% em débitos e parcelamentos que podem chegar a 60 meses, o 84o Mutirão de Renegociação de Dívidas do Procon-PB começou ontem, em Campina Grande. A ação está acontecendo das 8h às 16h, no Centro de Ciências Jurídicas CCJ da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), na Rua Cel. Salvino Figueiredo, 172, Centro.

A aposentada Maria da Guia Almeida foi uma das primeiras a chegar ao mutirão para aproveitar a chance de quitar suas dívidas que tem com a Cagepa. “Eu tenho duas casinhas, que coloco para alugar, mas os últimos inquilinos deixaram contas de água pendentes. Consegui dividir o valor em seis parcelas, com uma entrada de 20%. Precisava muito quitar isso, ainda bem que pude renegociar”, conta, satisfeita.

Um levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNC), realizado neste ano, mostrou que a Paraíba é o 12o estado com mais pessoas endividadas. Para tentar reverter esse quadro, segundo Leonice Belmont, gerente do núcleo do Procon em Campina Grande, o primeiro passo é reconhecer que há dívidas a pagar. “O consumidor tem que aceitar o débito e demonstrar interesse em negociá-lo. A oportunidade é agora. Firmamos parceria com diversas empresas de telefonia, internet, bancos e cartões de crédito, além da Cagepa e da Energisa, para renegociar com maiores descontos e parcelamentos”, explica.

Assim que o consumidor realiza o acordo e paga a primeira parcela, automaticamente, em um prazo de sete dias, o seu nome sairá do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Além disso, os acordos, que são firmados por meio do Tribunal de Justiça da Paraíba, podem ter parcelas que se estendem por até 60 meses. “É o usuário quem escolhe a quantidade de parcelas que deseja pagar. Não tem restrição, vai depender da empresa. Outra coisa importante: se a dívida for mais antiga, o desconto é maior. Já tivemos amortecimentos de até 98%, durante o mutirão”, acrescentou Leonice.

O mutirão segue até as 16h desta sexta-feira. Para organizar a demanda, as fichas para atendimento são distribuídas até as 15h. No local, também são oferecidos serviços de beleza, como cortes de cabelo, esmaltação e massagem, por meio da parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

 Outras edições

Realizado durante o ano todo, em diferentes municípios do estado, o mutirão busca reinserir o consumidor no mercado, devolvendo o seu poder de compra por meio de novos acordos para quitar débitos. Esta edição do evento não será o último mutirão em Campina Grande, neste ano. Em dezembro, ele volta a ser realizado na cidade, passando, antes, pelos municípios de Guarabira, Cabedelo, Juripiranga e João Pessoa.

Para obter mais informações sobre o Mutirão de Renegociação de Dívidas e demais ações promovidas pelo Procon Estadual, basta acessar o site procon.pb.gov.br ou telefonar para o número (83) 98618-8330.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 17 de setembro de 2024.