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Procura por instalação de GNV aumenta 70% na PB

publicado: 10/06/2018 00h05, última modificação: 09/06/2018 03h30
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Instalação do kit do Gás Natural Veicular deve ser feita com segurança, em empresas homologadas pelo Inmetro - Foto: Ortilo Antonio

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Iluska Cavalvante

Antes da paralisação realizada pelos caminhoneiros, que causou um desabastecimento de gasolina em todo o país, Sebastião Miguel da Silva, técnico em Gás Natural Veicular (GNV), fazia cinco instalações de gás natural em carros por semana. Atualmente, ele comemora o aumento para 15 instalações por semana. Ele diz que esse número poderia ser ainda maior, caso estendesse a carga horária de trabalho.

Segundo dados da Companhia Paraibana de Gás (PBGás), a procura pela instalação desse tipo de combustível na Paraíba aumentou em 70% após a paralisação. O gerente de mercado industrial e automotivo da PBGás, Alairson Gonçalves Filho, explica que o motivo da procura são os benefícios de ter um carro abastecido por gás natural em casos de desabastecimento.

"Durante o período de desabastecimento, naquelas filas quilométricas, quem tinha o carro a gás natural passava direto e abastecia. Porque abastecimento do gás natural é feito por gasoduto subterrâneo, não precisa de caminhão para transportar", disse.

Além disso, a economia desse combustível, em comparação com a gasolina, também contribuiu com o crescimento nas instalações. "O principal benefício entre a gasolina e o gás natural é a economia. Hoje a gente estima pelo dado técnico de 44% de economia, dependendo do veículo chega a 60% de economia", enfatizou o gerente.

Segundo dados técnicos fornecidos pela PBGás, o percentual de economia é calculado a partir do seguinte comparativo: para percorrer 100 km de carro utilizando a gasolina, o consumidor gasta, em média, R$ 44, enquanto rodar os mesmos quilômetros com gás natural custa R$ 24. Em um mês, caso o motorista percorra 100 km por dia, a economia chega a R$ 560. "Essa é uma economia significativa que vira qualidade de vida e apoio na renda familiar. Os motoristas que fazem a conversão usam os primeiros meses de economia para pagar o kit, e depois é só economia", comentou Alairson.

De acordo com o gerente comercial, as novas tecnologias permitem que o carro não tenha perda de desempenho com o GNV, além de contribuir para o meio ambiente. "Ele é um combustível ecológico e social. Hoje, com os kits de 5ª geração, ele dialoga perfeitamente com o sistema de injeção dos veículos, não tendo perda de desempenho. Além disso, o gás natural emite 90% menos poluentes no ar. Ele é um combustível limpo porque a queima dele é completa".

O valor dos kits varia entre R$ 3 e R$ 5 mil. O técnico em GNV, Sebastião Miguel, explica que os preços são de acordo com a qualidade do equipamento. O kit de 5ª geração é o mais procurado, ele explica que o motivo é a tecnologia mais avançada. "Com o avanço no equipamento hoje, tanto faz andar no gás ou na gasolina. Não perde a força em nada", comentou o técnico.

Sebastião comenta que um dos diferenciais entre os novos kits é o fato do combustível ser injetável e não aspirado, como em gerações anteriores. "Na geração 5 ele vai ligar primeiro na gasolina para depois que esquentar a água ir para o gás. Antes ia direto no gás e fazia a mangueira e o tanque ressecar", disse.

Antônio Carlos da Silva é taxista há 21 anos e há 4 meses decidiu instalar o kit de GNV no seu carro. Ele conta que o principal motivo foi o alto preço da gasolina e a diminuição na procura pelos táxis. "A gasolina está inviável e a baixa movimentação por conta desses aplicativos de transporte, isso tudo forçou a gente a procurar um meio de economizar".

O taxista chegava a gastar R$ 1.300 com gasolina por mês, após a conversão, o custo passou para R$ 700. "A mudança foi interessante em relação à economia que estou tendo. Tirando a questão da manutenção e apesar do gás estar custando um valor consideravelmente alto, R$ 3,17, ainda consigo pagar menos", disse.

Recomendações

A recomendação da PBGás de instalar o GNV é para o consumidor que costuma rodar no mínimo 1.220 km por mês. Alairson Gonçalves explica que não há vantagem quando o motorista percorre menos que essa quilometragem por mês. "Muito abaixo disso a conversão não é vantajosa economicamente. A não ser pela questão de ocorrer um novo desabastecimento ou pela diminuição de poluentes", disse.

O técnico em GNV explica que, atualmente, não há tantas recomendações para o tipo de carro que pode ter a conversão. Com a tecnologia atual, a maioria dos veículos pode ter o kit instalado. "Hoje tem tecnologia pra todo tipo de veículo. Já instalei em veículo híbrido, 1.0, carros esportivos", comentou.

No entanto, o motorista que tiver interesse em fazer a instalação, deve procurar uma convertedora. Cada caso é específico, tanto em relação ao carro, quanto a quantidade de quilômetros que o motorista roda por mês, para que a viabilidade financeira seja analisada.

Já as desvantagens estão no espaço que o cilindro ocupa no porta malas do carro, além da inspeção anual que o veículo precisa se submeter. "Alguns veículos dá até para colocar embaixo, mas a maioria precisa ocupar espaço no porta malas. E a inspeção anual, que precisa ser feita todos os anos para conferir se o sistema permanece confiável e íntegro", explica Alairson.

Programa de incentivo

A PBGás tem um programa de incentivo ao GNV, que foi criado em 2012. Atualmente, o valor do benefício aumentou para até R$ 1 mil em bônus para os motoristas que instalarem o kit de GNV, a partir do dia 1º de junho.

O valor do novo bônus de R$ 1 mil será pago para quem instalar o kit GNV de 5ª geração com cilindro novo, em uma das convertedoras credenciadas e dentro do prazo de vigência do programa. Já para os kits de 5ª geração com cilindros requalificados, o incentivo será no valor de R$ 800,00. Os benefícios serão pagos em cheques nominais para qualquer consumidor que realizar a conversão.

Instalação

Apenas empresas homologadas pelo Instituo Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) podem realizar a instalação. No site do Inmetro é possível encontrar as empresas paraibanas que estão aptas e têm o selo do instituto. Caso o consumidor queira entrar no programa de incentivo da PBGás, é necessário procurar empresas cadastradas na Companhia. Todas as empresas parceiras da PBGás são homologadas pelo Inmetro e podem ser encontradas através do site: pbgas.com.br.

Os riscos de fazer uma instalação em lugares clandestinos vai desde problemas técnicos no carro a uma explosão. O gerente comercial da PBGás explica que quando o assunto é combustível todo cuidado é pouco. "Nossa única recomendação é que o usuário realize conversão em empresas homologadas pelo Inmetro, porque garante a segurança. Qualquer adulteração num veículo envolve riscos, desde uma pane, um vazamento, aquele odor de gás, a até o limite de ocorrer uma explosão. Estamos falando de combustível, toda instalação clandestina oferece riscos, por isso é importante seguir a recomendação de instalar em locais confiáveis", disse.

Mitos

De acordo com o técnico em GNV, Sebastião Miguel, as instalações de GNV na Paraíba não são maiores por conta da cultura do Estado. Os mitos que envolvem o uso do gás natural acabam impedindo que os motoristas utilizem esse tipo de combustível. Confira alguns mitos que foram explicados pelo técnico:

Problemas mecânicos - "Os mecânicos dizem que o gás abate o motor, mas isso não existe, com o gás fica até melhor. Se o carro for a gás e tiver algum problema, os mecânicos dizem que a culpa é do gás. Em 90% de retorno que tenho aqui, o problema não tem nada a ver com o gás, é tudo problema do carro"

Falta de lubrificação - "Dizem que a gasolina lubrifica o motor e por isso não troca pro gás. Isso não existe. Tanto o gás, como a gasolina e o álcool chegam de forma gasosa na combustão do carro, isso é mito".

Perda de desempenho - "Com a tecnologia atual, a força do carro permanece a mesma. Em alguns kits mais antigos existe uma diferença, mas não é tão grande. É só você achar a tecnologia certa para o seu carro".