Recifes artificiais

Programa colocará a Paraíba na rota mundial do turismo

publicado: 18/01/2023 12h27, última modificação: 25/01/2023 08h56
Preamar promoverá a recuperação dos corais do Litoral, desenvolvendo, também, as atividades pesqueira e turística
Assinatura Acordo para Preamar F Evandro 15.JPG

Governador João Azevêdo participou, ao lado da reitora do IFPB, Mary Roberta, e do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, da solenidade de assinatura da parceria para a implantação do Preamar - Foto: Foto: Evandro Pereira

tags: José Alves

por José Alves*

Ao assinar na manhã de ontem um acordo de parceria que visa à criação de recifes artificiais marinhos no Litoral de Lucena, Cabedelo, João Pessoa e Conde, o Governo do Estado deu o pontapé inicial para recuperar a biodiversidade e promover o desenvolvimento sustentável da costa paraibana. A implantação do projeto batizado como Programa Estratégico de Estruturas Artificiais Marinhas da Paraíba (Preamar), vai colocar a Paraíba no cenário mundial no turismo náutico, subaquático e da pesca artesanal. A busca é pela promoção e a recuperação da biodiversidade, criando atrações turísticas dentro do mar.

O governador João Azevêdo enfatizou que um aspecto importante neste projeto feito em parceria com as instituições de pesquisas é que ele visa impulsionar o segmento econômico, com foco na sustentabilidade. “Confesso que sou fã de projetos que visam o desenvolvimento do Estado e digo sim para todos os projetos que respeitam o meio ambiente. Esse integra ações de preservação ambiental buscando fortalecer o turismo náutico e subaquático, ou seja, o turismo de educação ambiental, de mergulho recreativo e de contemplação”, adiantou João Azevêdo.

Ainda segundo o governador, esse é um projeto extraordinário que vai movimentar vários segmentos. “Trata-se de um projeto que vai colocar a Paraíba em um patamar diferenciado, com um grande alcance na sociedade, fortalecendo também a pesquisa com a participação de nossos estudantes no processo”, pontuou.

Para o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Rômulo Polari Filho, “esse projeto já é destaque na Região Nordeste, uma vez que também visa a criação de um museu subaquático”. Ele relatou que o Governo do Estado é o grande financiador desse projeto que já está atraindo biólogos e técnicos do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ele disse ainda que os principais laboratórios de pesquisa dessas instituições estão dentro desse projeto que vai de Lucena a Barra de Gramame.
“Será o grande diferencial turístico nas praias do Nordeste e do Brasil. Tenho certeza que essa ação trará grandes resultados ambientais, turísticos e econômicos para o Estado da Paraíba”, frisou Rômulo Polari Filho.

Estudos ambientais definiram 10 áreas que receberão as ações

A reitora do IFPB, Mary Roberta Marinho, evidenciou que o trabalho já foi iniciado, com definição de equipes e planejamento de ações. “Nós estamos desenvolvendo ciência e inovação, cumprindo a nossa missão institucional de promover o desenvolvimento social com sustentabilidade. É com muita alegria que assinamos essa parceria com o Governo do Estado, por meio da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec), que vai executar esse projeto de interesse da sociedade, ressaltando que também estamos construindo conhecimento para o futuro”, declarou.

O programa será desenvolvido ao longo de quatro anos e tem como meta o lançamento de 10 mil blocos de recifes artificiais, possivelmente, em 10 pontos da plataforma continental rasa do estado. As áreas já estão sendo definidas através da realização de estudos ambientais com a participação dos segmentos ligados ao meio ambiente, turismo, pesca e navegação. Além disso, será definida uma área para mergulho temático e a realização técnica de restauração ecológica dos ambientes coralíneos naturais.

Pelo projeto, também estão previstos o desenvolvimento de um programa de educação ambiental transversalizado, curricularizado e a produção de ciência e inovação durante o monitoramento ambiental em parceria com as ICTs da Paraíba.

Ainda segundo o diretor-presidente da Cinep, “esse é um projeto ousado que visa criar recifes artificiais para levar o turista para fazer um mergulho em que ele verá um coral semelhante ao natural, evitando a degradação e permitindo, ao mesmo tempo, a regeneração do natural. Dessa forma, nós vamos impulsionar a economia com o turismo náutico”, argumentou revelando que o Preamar conta com uma equipe multidisciplinar, envolvendo pesquisadores do IFPB, UFPB e colaboradores externos.

A solenidade que aconteceu na Fundação Casa de José Américo, no Cabo Branco, em João Pessoa, foi prestigiada pelo vice-governador Lucas Ribeiro; pelo prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena; pelo vice-prefeito Léo Bezerra; pelo presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino; pelos deputados estaduais Hervázio Bezerra, Wilson Filho, João Gonçalves e Danielle do Vale; além da secretária do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, entre outros auxiliares da gestão estadual e pesquisadores.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de18 de janeiro de 2023.