Patrulha Maria da Penha

Programa reduz feminicídios na Paraíba

publicado: 16/11/2023 12h59, última modificação: 16/11/2023 12h59
De 2019 a 2022, ações do projeto ajudaram a diminuir em 30% os casos de assassinatos de mulheres no estado
reunião sobre Progra Patrulha Maria da Penha - Secom-PB.jpg

Encontro que analisou desempenho do programa reuniu autoridades de vários órgãos da PB - Foto: Secom-PB

Uma análise dos resultados do Programa Integrado Patrulha Maria da Penha da Paraíba revelou um impacto substancial na redução dos índices de feminicídio. Desde o seu lançamento, em 2019, até 2022, registrou-se uma redução aproximada de 30% nos casos de feminicídio, destacando o êxito significativo desse programa. Os dados foram da Secretaria de Segurança Pública e Fórum Brasileiro de Segurança Pública discutidos durante reunião realizada ontem no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em João Pessoa.

“A Patrulha não apenas influenciou a diminuição dos feminicídios, mas também expandiu a perspectiva de medidas protetivas, resultando no deferimento de mais de 10.300 medidas protetivas até o momento”, ressaltou a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, que participou do encontro.

Além dela, estiveram presentes o comandante da Polícia Militar da Paraíba, Sérgio Fonseca, representantes da Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar e Civil, da Coordenadoria das Delegacias Especializadas de Mulheres (Coordeam), bem como o secretário de Segurança, Jean Nunes. A reunião ainda focou na expansão do programa para região do Sertão e na elaboração de estratégias futuras para a execução das atividades.

“A efetividade do Programa Integrado Patrulha Maria da Penha reflete não somente a redução nos índices de feminicídio, mas também a resposta assertiva na garantia de medidas protetivas para mulheres em situação de vulnerabilidade”, afirma o secretário Jean Nunes.

Sobre o programa

O Programa Integrado Patrulha Maria da Penha foi criado por meio de um termo de cooperação técnica firmado entre o Governo do Estado da Paraíba e as Secretarias de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH) e da Segurança e Defesa Social (SESDS), em colaboração com o Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar.

Este programa foi instituído pelo Decreto nº 39.343, em 8 de agosto de 2019. A Patrulha Maria da Penha está presente em 100 cidades da Paraíba, atendendo 26 cidades na região da Grande João Pessoa; 34 na região de Campina Grande; 40 na região de Guarabira; oito mil mulheres atendidas, 2.400 protegidas e atualmente 550 mulheres assistidas pelo Programa Patrulha Maria da Penha.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 16 de novembro de 2023.