O São João Multicultural 2024, em João Pessoa, vai começar na próxima sexta-feira (3) e se estenderá até o dia 26 de junho. A festa, que terá uma programação diversificada, inclui um Circuito Junino para apresentação e Festival de Quadrilhas, polos em diversos bairros, no Centro Histórico, na Lagoa e em Tambaú. Entre as atrações, estão apresentação de trios de forró pé de serra e cordelistas, além de shows com alguns artistas famosos no circuito nacional, como Elba Ramalho, Ton Oliveira, Eliane e Banda Magníficos.
Os detalhes dos festejos juninos na capital foram anunciados ontem pelo prefeito Cícero Lucena, em solenidade realizada no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria. “O modelo que estamos fazendo é de um São João multicultural, espalhado por toda a cidade de João Pessoa, dando a oportunidade aos que trabalham com essa arte ter a chance de, também, ter a sua renda, mas principalmente a oportunidade de a cidade viver esse clima de um São João raiz, com o ritmo do forró. Isso é o que nós acreditamos, que o morador de João Pessoa quer, e até mesmo o turista que nos visita”, destacou Cícero Lucena.
O vice-prefeito Leo Bezerra disse que a programação do São João Multicultural contribui para uma mudança de perspectiva na cidade durante o período junino. “Estamos vivendo um momento novo, em que a gente tem um prefeito que olha para nossa cultura nordestina. A gente está dando oportunidade para os trios de forró, que está no nosso sangue, ou seja, é a valorização da nossa cultura, são as quadrilhas juninas e toda nossa tradição”, afirmou.
O diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa, Marcus Alves, disse que a programação foi pensada para atender todos os atrativos da cultura junina. “A marca de um São João não é um show, mas é essa graciosidade do movimento. Nas quadrilhas juninas, são as pessoas dançando num teatro, em um bairro ou numa arena, como a gente está acostumado a montar lá no estacionamento do Estádio Almeidão”, assegurou.
Programação
A programação do São João Multicultural 2024 de João Pessoa se inicia na próxima sexta-feira (3), com apresentação de cordelistas, às 17h, no Polo Tambaú. No dia 11 de maio, começa a apresentação das quadrilhas juninas nos bairros pelo José Américo. Já o Festival de Quadrilhas Juninas acontece de 10 a 13 de junho, na Arena Almeidão, com concurso das rainhas, casais de noivos e casais juninos, no dia 14. O Festival Estadual de Quadrilhas acontece de 15 a 18 de junho, também na Arena Almeidão, com concurso estadual das rainhas, casais de noivos e casais juninos no dia 19.
Também haverá o Polo Feiras, com início no dia 14 de junho, no Mercado de Jaguaribe. No Parque Solon de Lucena, no Centro, grandes nomes do forró estarão se apresentando no palco a partir do dia 20 de junho.
Evento atrai turistas e fortalece economia de JP
O secretário municipal de Turismo, Daniel Rodrigues, destacou que a programação do São João Multicultural de João Pessoa fortalece o Turismo na cidade, superando a estimativa de 80% de ocupação da rede hoteleira. “Quando as pessoas vêm à Paraíba têm um tempo de permanência médio entre cinco e sete dias. Então, elas têm tempo suficiente para visitar o São João de João Pessoa, de Bananeiras, de Campina Grande e, assim, fazer uma junção de opções nesses períodos unidos”, projetou.
Já Edson Pessoa, presidente da Liga das Quadrilhas Juninas da capital, afirmou que o São João de João Pessoa se traduz num investimento em uma cadeia que movimenta diversas atividades – da costura, dos artistas, ativistas culturais, do transporte –, fortalecendo a economia, valorizando a cultura e dando uma injeção de ânimo na população, que espera para viver uma grande experiência na época que é considerada a mais alegre do ano.
“Eu vivo isso há 50 anos e posso contar um pouco da história de Cícero Lucena quando assumiu a Prefeitura de João Pessoa pela primeira vez. Ele fez o maior investimento na cultura popular dessa cidade na época. E as quadrilhas juninas foram uma delas”.
Confira as atrações através do link
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 01 de maio de 2024.