Há dois anos proporcionando dignidade, higiene e cuidados pessoais para pessoas que vivem em situação de rua e vulnerabilidade social, o Projeto ‘Banho Cidadão’, atende mais de 200 pessoas diariamente em duas unidades na capital paraibana. Criado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), a ação tem como parceira a Arquidiocese da Paraíba, através da Ação Social Arquidiocesana (ASA).
Segundo a funcionária da casa no Centro, Simoni Oliveira, uma boa parte dos frequentadores está ali por decepção amorosa ou por causa do uso de drogas. Essa acolhida já funciona há mais de dois anos e atende, diariamente, cerca de 150 pessoas no Centro e 70 em Tambaú. “Além do banho e do corte de cabelo, a casa oferece absorvente para as mulheres e a lavagem de roupa. Cada frequentador tem direito de levar até dez peças para serem lavadas na casa. Nós também recebemos doações de roupas, lençóis, cintos e calçados para distribuir entre os usuários”.
As duas casas do projeto funcionam no Centro e em Tambaú, de segunda a sexta-feira, das 9 às 15h e disponibilizam serviços de higiene pessoal (banho, aparelho de barbear, shampoo, escova e creme dental), corte de cabelo e lavanderia. No local, os frequentadores ainda dispõem de acompanhamento terapêutico, escuta social com irmãs diocesanas, e, quando necessário, são encaminhados para atendimento médico no Hospital Padre Zé ou em outras unidades hospitalares.
Desestruturação familiar
Para a coordenadora do projeto, Juliana Gomes, “desde que essas casas foram implantadas, os moradores de rua que vivem em situação de vulnerabilidade social passaram a ter mais dignidade. “Estamos podendo fazer com que as pessoas que vivem em condições precárias melhorem a qualidade de vida”. Ela informou que o perfil do público atendido pelo projeto é muito variado, temos pessoas de todas as classes sociais, mas boa parte deles está nas ruas porque passaram por desentendimentos familiares”, revelou.
Juliana Gomes destacou que o projeto promove o tratamento das pessoas dependentes de drogas. “As pessoas que demonstram interesse em abandonar o álcool são encaminhadas para instituições que realizam tratamento da dependência de álcool e outras drogas. Desde o lançamento do projeto, mais de 10 pessoas tratadas já voltaram para o convívio familiar”.
Espaço promove dignidade para as pessoas
Segundo a secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, o ‘Banho Cidadão’ é um projeto de extrema importância, pois proporciona acolhimento. “Por isso, a relevância desse serviço em proporcionar dignidade a essas pessoas que vivem em situação de rua”, ressaltou.
Para o padre Egídio Carvalho, presidente da Fundação Padre Zé e coordenador da ASA, o ‘Banho Cidadão’ é um projeto muito importante, que além de cuidar do externo das pessoas, também promove dignidade para as que vivem em situação de rua.
“Nas duas casas oferecemos dignidade. Estas pessoas não tinham um lugar para tomar um banho, lavar suas roupas ou fazer suas necessidades. Com o projeto, elas recebem esses serviços e são atendidas por pessoas que conversam, que fazem encaminhamentos para hospitais em casos de necessidade. Daí a importância desse serviço nessa parceria da ASA, através da Arquidiocese da Paraíba com o Governo do Estado”, finalizou o sacerdote.
Usuário
O usuário da Casa ‘Banho Cidadão’, situada na Rua Duque de Caxias, no Centro da capital, Leandro Machado, declarou que a criação da casa tem sido muito útil para os moradores em situação de rua e era uma coisa que estava faltando para as pessoas que não têm lar permanente. “Sou usuário do ‘Banho Cidadão’ há dois anos e todas as vezes que chego aqui sou muito bem atendido. Sou pescador, natural de Porto Alegre, e desde que cheguei em João Pessoa, não consegui arranjar um emprego. Por este motivo, continuo frequentando esta casa”, revelou ele, complementando que na casa tem banho, shampoo, sabonete, toalha e roupa lavada. Tudo isso de segunda a sexta-feira.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 30 de maio de 2023.