Expedição

Projeto turístico descobre novos atrativos de Pilões

publicado: 13/08/2024 08h50, última modificação: 13/08/2024 08h50
Entre paisagens e sabores, iniciativa promovida por jornalistas revela destaques do município do Brejo

por Teresa Duarte*

Hospedada na Pousada Casa Grande, equipe visitou lugares como a Igreja Sagrado Coração de Jesus | Foto: Teresa Duarte

A “Expedição: Jornalistas na Estrada”, composta por cinco jornalistas especializadas em turismo, realizou sua segunda viagem pelo interior do estado, no último fim de semana. O novo destino do projeto, entre a última sexta-feira (9) e o domingo (11), foi o município de Pilões, a 120 km de distância de João Pessoa. Situada no Brejo paraibano, a cidade ficou nacionalmente conhecida por sua produção de flores e por seus atrativos em turismo de aventura, que incluem trilhas ecológicas e rapel na Pedra do Cruzeiro, além de outras belezas naturais, como a Cachoeira de Ouricuri — ideal para um banho relaxante. Há, ainda, o Museu de Arqueologia, que conta com uma coleção de mais de 200 peças arqueológicas e 22 conjuntos funerários dos povos Tupi-guarani e Aratu.

O grupo da expedição, formado por Alessandra Lontra, Ana Célia Macêdo, Rosa Aguiar, Ruth Avelino e esta jornalista, foi a Pilões para conferir uma extensa programação, a convite do secretário de Turismo do município, Jaime Souza, que também é presidente do Fórum de Turismo do Brejo Paraibano. A equipe foi recepcionada na centenária  Igreja Sagrado Coração de Jesus, onde o cordelista Gilberto Baraúna declamou, ao som da música de Deda do Sax, seu folheto “Breve História de Pilões”, narrando a fundação da cidade e seu desenvolvimento.

Hospedadas na charmosa Pousada Casa Grande, um antigo e bem preservado casarão, localizado na Praça João Pessoa, as jornalistas da expedição também conferiram outra grande atração turística do município: as diversas opções locais de lazer gastronômico, que celebram produtos da culinária regional e fortalecem a cadeia produtiva de alimentação na área. Entre as experiências vividas na cidade, o grupo degustou pratos saborosos no Restaurante Rural Café na Varanda, no Engenho Olho D’água; em Erily Massas, no Sírio Ouricuri; e no Cuscuz da Diva Restaurante, na Rua Hugo Cunha, além de provar as delícias do Memorial Casa de Farinha, no Assentamento Veneza.

Após passar pela Fábrica de Cocadas e pelo Museu de Arqueologia de Pilões, a expedição conferiu o delicioso Chá da Tarde, no Targino’s Sítio. As jornalistas encerraram a programação da visita contemplando a beleza e a delicadeza das flores nas estufas mantidas pela Cooperativa de Floricultores de Pilões (Cofep).

Para reportar, em maiores detalhes, sobre os atrativos turísticos conferidos em Pilões, que são tantos, a partir do próximo sábado (17), o Jornal A União publicará matérias bem ilustrativas, destacando os novos produtos apresentados pelo município no segmento de turismo.

Mais informações sobre a “Expedição: Jornalistas na Estrada” também podem ser obtidas no perfil do projeto no Instagram: @expedicaojornalistas. Essa jornada turística, que começa agora, deverá se prolongar, a princípio, até meados de 2025.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 13 de agosto de 2024.