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PONTE DO FUTURO

Obras devem começar em 120 dias

publicado: 14/08/2024 09h03, última modificação: 14/08/2024 09h03
Complexo rodoviário que interligará Cabedelo, Santa Rita e Lucena terá investimento de R$ 465,5 milhões
Ponte para o futuro © Divulgação_DER_PB.jpg

Obra terá capacidade de desviar, por dia, mais de 500 caminhões do trânsito urbano, o que diminuirá o tráfego e os índices de acidentes e de poluição ambiental | Foto: Divulgação/DER-PB

A construção do complexo rodoviário que interligará os municípios de Cabedelo, Santa Rita e Lucena — a Ponte do Futuro — deverá começar dentro de um prazo de 120 dias. Foi o que garantiu o empresário Arnaldo Gaspar Neto, representante do consórcio responsável pela execução da obra, durante a assinatura do contrato pelo governador João Azevêdo, na manhã de ontem. O investimento soma recursos de R$ 465,5 milhões.

Na ocasião da assinatura, o chefe do Executivo estadual ressaltou a importância da obra para a mobilidade urbana e para a economia da Paraíba. “A partir dessa obra, teremos condições de desviar, por dia, mais de 500 caminhões do trânsito urbano. Tenho certeza de que essa obra será um marco para a infraestrutura e a engenharia da Paraíba”, disse. Ele também evidenciou a capacidade de investimento do estado para garantir a execução de obras estruturantes.

O secretário Deusdete Queiroga, da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, destacou que as obras vão impulsionar a economia da Região Metropolitana. “Teremos uma área de expansão para o Porto de Cabedelo e uma área industrial e comercial em Santa Rita, criando um ambiente interligado de desenvolvimento”, ressaltou.

Segundo o superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB), Carlos Pereira, a Ponte do Futuro será a maior intervenção de engenharia da história paraibana. “É uma obra que foi sonhada há muito tempo e que vai resolver definitivamente os problemas do tráfego em Cabedelo”, disse.

Já Gaspar Neto, representante do Consórcio liderado pela empresa A.Gaspar, acrescentou que, a partir de agora, serão feitas as sondagens para os projetos. “Devemos gerar entre 600 e 800 empregos diretos. Temos a segurança de que vamos cumprir os prazos, porque temos a garantia de receber as medições em dia”, declarou.

Além do impacto econômico, a construção da ponte deixará a zona urbana da Região Metropolitana com melhor mobilidade, menos acidentes de trânsito, menores índices de poluição ambiental e melhor qualidade de vida para os habitantes locais. Outro benefício importante será a redução no tempo de viagem.

Como será

As obras da Ponte do Futuro terão início no km 9,64 da BR-230, na estrada de Cabedelo. O projeto consiste na construção de duas pontes. A primeira terá 2 km de extensão e ligará a BR-230 à BR-101 Norte, com pista de 7,2 m, pista de passeio de 3,3 m, ciclovia de 2,5 m e acostamento de 2,5 m. A intervenção na mobilidade urbana terá ainda um mirante e um viaduto de 40 m sobre a linha férrea.

A segunda ponte, com extensão de 420 m, será construída sobre o Rio da Guia, em Lucena. O complexo também terá um prolongamento da PB-011, de Forte Velho a Lucena, com 11,2 km de extensão, até a PB-019, e uma adequação da PB-025 até o entroncamento da BR-101, com alcance de 500 m.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa no dia 14 de agosto de 2024.