Notícias

Réveillon

Recesso de Ano Novo altera serviços

publicado: 30/12/2025 08h34, última modificação: 30/12/2025 08h34
Espaços comerciais e de lazer terão horários especiais; estabelecimentos públicos retornam no dia 5 de janeiro
2024.04.18 Hospital Metropolitano © Evandro Pereira (2).JPG

Hospitais da rede estadual manterão os suportes de urgência e emergência, suspendendo os atendimentos ambulatoriais nos dias 31 e 1º |

por Camila Monteiro*

Na noite de amanhã, véspera de Ano Novo, os paraibanos preparam-se para celebrar a chegada de 2026. O Governo do Estado e a Prefeitura de João Pessoa decretaram ponto facultativo na sexta-feira (2), garantindo um recesso prolongado para o funcionalismo público. De 31 de dezembro a 4 de janeiro, apenas os serviços essenciais funcionarão. O atendimento normal nos órgãos públicos será retomado na segunda-feira (5).

Serviços essenciais

Durante o período de recesso, seguirão em funcionamento normal os serviços como de limpeza urbana, Defesa Civil e os atendimentos de urgência e emergência nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Apenas os atendimentos ambulatoriais da rede de saúde estarão suspensos.

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) reforçará suas equipes em função dos eventos de fim de ano. As quatro UPAs da capital — Cruz das Armas, Jardim Oceania, Bancários e Valentina — operarão normalmente, assim como os hospitais municipais e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-JP), acionado pelo número 192.

As urgências em saúde mental serão atendidas no Pronto Atendimento em Saúde Mental (Pasm), em Mangabeira, e as odontológicas nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) da Torre e de Mangabeira.

Na rede estadual, os hospitais manterão os atendimentos de urgência e emergência, com suspensão dos atendimentos ambulatoriais apenas nos dias 31 e 1o.

Comércio

De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a maioria das lojas do Centro e dos principais corredores comerciais de João Pessoa estarão abertas até as 18h de amanhã, com horário a critério de cada lojista. Na quinta-feira (1o), o comércio estará fechado.

Diversão

O Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) recebe visitantes das 9h às 16h (entrada até 15h) nos dias 31, 2, 3 e 4, fechando apenas no dia 1o.

O Jardim Botânico Benjamim Maranhão ficará fechado nos dias 31, 1o e 2, reabrindo no sábado (3). O espaço voltará a fechar nos dias 5 e 6 para compensação.

Shoppings

Amanhã, em João Pessoa, todos os shoppings estarão abertos, com horários especiais. Manaira e Mangabeira funcionam das 10h às 19h; MAG Shopping, das 9h às 19h (praça de alimentação das 10h às 19h e cinema fechado); Shopping Sul, das 10h às 19h; Tambiá, das 9h às 18h; e Liv Mall, das 9h às 18h (praça de alimentação das 10h às 18h).

No dia 1o, os shoppings Sul, Tambiá e Liv Mall estarão fechados, com exceção de alguns restaurantes do Liv Mall. Manaira e Mangabeira atenderão das 12h às 22h, apenas com alimentação e lazer. No MAG Shopping, a praça de alimentação abre das 11h30 às 22h e o cinema a partir das 15h.

CBTU

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que os veículos leves sobre trilhos (VLTs) de João Pessoa funcionam até as 15h40 de amanhã. No dia 1o, o serviço será suspenso, com retorno na sexta-feira (2), das 4h30 às 19h16.

Correios e bancos

As agências dos Correios operarão em horário reduzido amanhã, com seis horas de expediente. Não haverá atendimento nos dias 1o, 2 e 3.

Os bancos encerram o atendimento normal hoje. Amanhã e na quinta-feira (1o) não haverá expediente, com retorno normal na sexta-feira (2).

Feiras livres

As feiras livres funcionarão amanhã, encerrando o expediente uma hora mais cedo. No dia 1o estarão fechadas, retornando, normalmente, na sexta-feira (2).

Justiça

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), o Ministério da Público da Paraíba (MPPB), o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), o Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (TRT-PB) e a Justiça Federal na Paraíba (JFPB) estão em recesso desde 20 de dezembro 2025, funcionando apenas em regime de plantão. O expediente normal será retomado em 7 de janeiro.

Ponto facultativo e feriado mudam rotina em CG

por Maria Beatriz Oliveira*

 

O comércio da Rainha Da Borborema não funcionará no dia 1o de janeiro. Nos dias 30 e 31 de dezembro, a abertura das lojas ficará a critério dos comerciantes, conforme a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, do Sindicato do Comércio Varejista de Campina Grande (Sindilojas).

Os shoppings da cidade terão horários especiais de funcionamento. O Partage Shopping abrirá das 10h às 16h na véspera do Ano Novo e permanecerá fechado no dia 1o, incluindo lojas, quiosques, academia e supermercado. A praça de alimentação atenderá das 11h às 21h, com abertura facultativa. Já o cinema exibirá sessões até as 17 h de amanhã, retomando as atividades a partir das 16h da quinta-feira (1o).

No Shopping Luiza Motta, por sua vez, o expediente será das 9h às 18h, no dia 31 de dezembro, com fechamento total durante o feriado. Já o Design Mall encerrará as atividades duas horas mais cedo na véspera do Ano Novo, das 10h às 18h. No dia 1o, as lojas e serviços estarão fechados, enquanto a praça de alimentação terá funcionamento opcional e a academia abrirá das 14h às 20h.

O atendimento bancário presencial segue normalmente até hoje. Amanhã não haverá expediente, e as compensações bancárias ficarão suspensas. Os bancos também estarão fechados na quinta-feira (1o). As transações via Pix e canais digitais atuarão normalmente, e contas com vencimento nesses dias poderão ser pagas no próximo dia útil sem cobrança de juros.

As agências dos Correios de Campina encerrarão o atendimento às 14h de amanhã e não abrirão no feriado. Já as unidades do Instituto Nacional do Seguro Social operarão amanhã, até as 13h, com atendimento reduzido, e não terão expediente no dia 1o de janeiro, retomando as atividades normais na sexta--feira (2).

As repartições públicas estaduais e municipais também fecharão a partir do dia 31 de dezembro. O Governo da Paraíba e a Prefeitura Municipal de Campina Grande decretaram ponto facultativo no dia 2 de janeiro, retornando às atividades normais na segunda-feira (5). Os serviços essenciais como coleta de lixo, limpeza urbana e atendimentos hospitalares e de saúde funcionarão normalmente.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 28 de dezembro de 2025.