Notícias

costa das falésias

Região turística é foco de encontro

publicado: 16/09/2025 08h21, última modificação: 16/09/2025 08h21
Fórum mobiliza gestores estaduais e municipais, além de empreendedores, para debater avanços no Litoral Sul
2025.09.15_forum de turismo costa das falesias © Roberto Guedes (18).JPG

Evento promoveu painéis e palestras sobre os produtos e serviços oferecidos pelo turismo nas cidades de Conde, Pitimbu e Caaporã | Foto: Roberto Guedes

por Pedro Alves*

Conhecida por belas paisagens e praias tranquilas, a região chamada de Costa das Falésias, que envolve os municípios de Conde, Pitimbu e Caaporã, no Litoral Sul da Paraíba, tem sido o foco de iniciativas coletivas que visam impulsionar a grande cadeia de produtos e serviços turísticos oferecidos na localidade — considerada uma das mais visitadas em todo o estado.

Ontem, empreendedores, trabalhadores, guias turísticos e gestores estaduais e municipais reuniram-se em uma pousada à beira-mar da Praia de Carapibus, na cidade de Conde, para participar do Fórum de Liderança Transformadora Costa das Falésias. O encontro buscou discutir e elaborar estratégias para fortalecer a governança regional e gerar novas oportunidades de crescimento e desenvolvimento sustentável no Litoral Sul.

O evento contou com painéis e palestras de alguns agentes do turismo local, com trocas de experiências e construção de soluções para a evolução na prestação de serviços na área. A empreendedora Claudineide Rodrigues, quilombola da comunidade Guruji, em Conde, e uma das líderes da Associação das Mulheres Negras do Campo, foi uma das palestrantes do fórum. Ao lado de várias outras moradoras do local, ela transforma produtos da agricultura familiar em iguarias, como pães recheados e carne com bagaço de caju, oferecendo cafés da manhã especiais, com esses alimentos e fazendo parte do circuito turístico da região, no setor de serviços.

“Falo muito para as minhas amigas que a gente precisa se preparar, porque temos aqui uma oportunidade, uma janela que está se abrindo. Temos de aproveitar bem esse momento. Não podemos ter medo de empreender. A gente quer que todos acreditem na gente, mas precisamos primeiro acreditar em nós mesmas, que somos daqui e podemos oferecer muito para o turismo”, comentou Claudineide.

O encontro ainda debateu medidas a serem tomadas para aprimorar os empreendimentos e a infraestrutura dos lugares, além de projetar novas atividades de capacitação para a população local, voltadas tanto aos empreendedores quanto aos trabalhadores dos estabelecimentos turísticos.

A presidente do Fórum de Liderança Transformadora Costa das Falésias, Marília Melo, ressaltou a importância de um espaço constante de debate sobre a rede turística da região — que é destino de muitos viajantes do Brasil e de fora do país —, analisando tendências e melhorias do trabalho de todos. “É muito importante essa integração de todos os municípios, porque temos que trabalhar juntos. Começamos com 10 pessoas na entidade e, hoje, temos 70 associados e um auditório cheio, para discutirmos tudo de maneira conjunta. Nosso fórum é um caso de sucesso da Paraíba, em que debatemos sobre cursos, capacitação e a melhoria da nossa mão de obra. A gente sabe bem das dificuldades diárias e do que precisa ser feito”, avaliou Marília.

A titular da Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), Rosália Lucas, também falou sobre a relevância do turismo para a Paraíba, que hoje, segundo ela, é conhecida como a “queridinha do Brasil”. No último ano, conforme apontou a secretária, a taxa de crescimento populacional no estado superou as médias nacional e do Nordeste. 

“[O fórum representa] a união de todos com o mesmo propósito de desenvolver esse território belíssimo, com essa costa maravilhosa e com pessoas incríveis que estão dando as mãos. O turismo é uma engrenagem e todo mundo tem de estar muito integrado. É um mercado sustentável e uma indústria que gera alta empregabilidade. Nada substitui as pessoas. O turismo é feito pelas pessoas. E o melhor do turismo da Paraíba são as pessoas. É o nosso diferencial”, garantiu Rosália.

O superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Paraíba (Sebrae-PB), Luiz Alberto Amorim, reforçou o impacto positivo da colaboração. “Precisamos que o Poder Público, os municípios, o Governo do Estado e o Sebrae se unam para construir um alicerce sólido. Juntos, podemos criar algo que se sustente para as futuras gerações”, frisou.

Alhandra

Após a revisão do planejamento coletivo e do destaque aos resultados concretos já alcançados pelas entidades envolvidas — como a criação do roteiro Raízes da Cultura, que integra as comunidades quilombolas locais ao circuito turístico —, o fórum culminou na assinatura de protocolos de intenções, renovando compromissos para a execução dos próximos projetos de desenvolvimento regional.

Uma das novidades divulgadas no encontro foi a inclusão da cidade de Alhandra nas discussões do fórum, abrindo a possibilidade de mais um município passar a fazer parte da Costa das Falésias. A informação foi divulgada pelos representantes do Sebrae-PB, que auxilia os empreendedores da região e, muitas vezes, financia capacitações para o fomento do turismo no Litoral Sul.

“É um processo de construção de governança. É um grupo de pessoas que envolve os setores público e privado para trabalhar o desenvolvimento e o potencial turístico dos municípios participantes: Conde, Pitimbu e Caaporã. Posteriormente, teremos a entrada do município de Alhandra”, explicou o gerente da Agência Sul do Sebrae--PB, Cláudio Soares.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 16 de setembro de 2025.