Celebração religiosa retorna ao formato normal após dois anos com restrições devido à pandemia da Covid-19

Romaria da Penha - Igreja Católica prevê 500 mil fiéis

publicado: 08/11/2022 11h46, última modificação: 29/12/2022 15h05
2022.11.04_259a procissão da penha © roberto guedes (1).JPG

Tradicional romaria tem como ponto alto a chegada ao santuário, que fica com vista para a Praia da Penha - Foto: Foto: Roberto Guedes

tags: romaria da penha , #paraiba , religião

por José Alves*

A 259ª Romaria de Nossa Senhora da Penha - a maior da Paraíba e a segunda maior em percurso no Brasil - voltará a ser realizada em toda sua plenitude após dois anos de restrições em razão da pandemia da Covid-19. Segundo o reitor do Santuário da Penha, monsenhor Nereudo Freire Henrique, “a Romaria da Penha cresce a cada ano com a participação de devotos de todo o país. Uma prova que Nossa Senhora cuida dos fiéis e é a grande intercessora de todos, junto a Jesus Cristo. As festividades da Romaria da Penha terão início no próximo dia 19, terá seu ponto alto no dia 26 (sábado) e se estenderá até o dia 27 (domingo)”. Ele enfatizou que a estimativa é que mais de 500 mil pessoas participem desse momento de graça e devoção a Nossa Senhora.

No dia 19 (sábado) acontece a abertura do evento com uma procissão saindo da entrada do bairro da Penha em direção ao santuário, com uma celebração de eucaristia presidida por Dom Dirceu Oliveira, bispo de Camaçari da Bahia. No dia seguinte (domingo), serão realizadas três missas, às 7h, 9h e 17h. A celebração das 9h será presidida pelo bispo Dom Joel Portela da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil.

Durante a semana da romaria, serão realizadas celebrações no horário das 19h30. Já no sábado, dia 26, haverá uma celebração às 15h e logo em seguida, o envio da imagem de Nossa Senhora para a Igreja de Lourdes, situada na avenida João Machado, no Centro de João Pessoa. “De lá, às 22h, terá início a grande Romaria com o retorno da imagem de Nossa Senhora em direção ao Santuário da Penha, um percurso de 16 quilômetros com previsão de chegada por volta das 3h30 ou 4h”, disse o reitor do Santuário.

Na chegada da imagem da Santa, haverá a celebração da Eucaristia, com uma missa campal presidida pelo Arcebispo da Paraíba, Dom Manuel Delson. E em seguida, serão celebradas missas às 9h, às 11h e às 17h. “Os eventos também terão a presença do primeiro cardeal da Amazônia, Dom Leonardo Steiner, que vai presidir a celebração da Eucaristia no dia 24, às 19h30”, informou.

Para o monsenhor Nereudo, a Romaria da Penha é um momento de graça e conversão onde estaremos rezando pelos trabalhadores, enfermos e pela família. “Pelas pessoas que estão fazendo a experiência de serem romeiros pela primeira vez. Enfim, estaremos orando por todos aqueles que têm o propósito de se encontrar com Maria, para em seguida ter o encontro pessoal com seu filho Jesus”.

Ele enfatizou que a festa de Nossa Senhora tem o propósito de levar as pessoas ao encontro com Deus e que cada um possa ser mais humano em sua jornada. “Por isso o tema da festa é Nossa Senhora da Penha dá-nos sabedoria e amor; ensina-nos a construir uma sociedade justa, fraterna e de paz”. A sabedoria que vem de Deus possibilita a cada um ser mais fraterno.

Infraestrutura para romeiros e comerciantes

Todos os anos durante a Romaria da Penha, os comerciantes do bairro e da Praia da Penha se empenham para atrair os romeiros. “É o período que a gente mais fatura, disse o comerciante de imagens sacras e artigos religiosos, Genival Viana Silva.

Outra comerciante da área, Maria Valquíria informou que a Romaria da Penha é fundamental para o sustento dos comerciantes da localidade. “O espaço que temos para atender o público que busca refeição se torna pequeno diante da multidão que participa da romaria. Mesmo assim o faturamento é espetacular”, comemora.

Por atrair multidões, o monsenhor Nereudo disse que vem tentando um diálogo com a prefeitura da capital no sentido de melhorar a área. A grande reivindicação dele junto a prefeitura é a colocação de banheiros públicos já que para que os romeiros possam tomar um banho para trocar de roupa.

Ele disse também que “as visitas ao Santuário da Penha são diárias, chegam ônibus de várias cidades da Paraíba e de estados vizinhos e as pessoas reclamam pela falta de banheiros.
Outra reivindicação do padre diz respeito a padronização das barracas que ficam no entorno do santuário. “Melhorando o ambiente, os comerciantes com certeza vão poder receber melhor os turistas, vão aumentar a renda familiar e proporcionar mais impostos para os governos municipal e estadual. O gestor que tem um olhar criterioso vai perceber que a Penha tem potencial para o turismo. Algumas melhorias já estão ocorrendo, mas ainda falta muita coisa”, argumentou o reitor do Santuário da Penha, afirmando que uma praça bonita e bem tratada vai atrair muito mais turistas a localidade.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 8 de novembro de 2022.