Notícias

delícias e dinossauros

Roteiro integra cidades do Sertão

publicado: 10/09/2024 09h25, última modificação: 10/09/2024 09h25
Rota turística, promovida pelo Sebrae-PB, apresenta atrativos pré-históricos e gastronômicos no interior do estado
1 | 2
Réplicas de dinossauros valorizam a experiência turística em Sousa, município possui um dos sítios paleontológicos mais conhecidos do mundo | Fotos: Teresa Duarte
2 | 2
Mantido pela Sudema, Monumento Nacional do Vale dos Dinossauros preserva 43 pegadas, abrangendo um total de 53 m de vestígios | Fotos: Teresa Duarte
editada2.JPG
DSC09468.JPG

por Teresa Duarte*

A Rota Vale dos Dinossauros, que inclui os municípios de Sousa, Poço José de Moura e Joca Claudino, no Sertão paraibano, foi apresentada a jornalistas e agências de turismo receptivo, durante fampress e famtour realizados entre os dias 3 e 6 deste mês, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Paraíba (Sebrae-PB). Acompanhados pela gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae-PB, Regina Amorim, além do consultor Silvonetto Oliveira, os profissionais participantes do evento vivenciaram toda a emoção dos equipamentos turísticos nas três cidades.

Entre os dias 3 e 6 deste mês, agentes de turismo e jornalistas especializados no setor conheceram o percurso

A nova rota de turismo do estado é resultado do trabalho do Sebrae-PB, por meio do programa Agentes de Roteiros Turísticos (ART), que tem a missão de fomentar o turismo criativo no Brasil e de valorizar as atividades econômicas de cada local, a partir de ações estratégicas com foco na geração de emprego e de renda. Segundo Regina Amorim, a realização dos fampress e famtour — como são chamadas as viagens promocionais que apresentam destinos turísticos a profissionais da imprensa e do turismo, respectivamente — é uma estratégia que visa fomentar esse setor e incentivar a divulgação de experiências regionais no estado.

“Os participantes ficaram impressionados com os equipamentos que foram visitados nos municípios, pois puderam vivenciar cada experiência, e isso proporciona uma melhor venda dos produtos para pacotes nas agências, como também uma melhor visão dos produtos para a escrita dos jornalistas especializados em turismo”, afirma a gestora do Sebrae-PB.

Vale abriga fóssil de espécie inédita no NE

A programação da viagem pela Rota Vale dos Dinossauros teve início na cidade de Sousa, que é conhecida, nacional e internacionalmente, por preservar pegadas de dinossauros fossilizadas.

As primeiras paradas foram o Troodon Park Hotel e o Troodon Food Park, estabelecimentos temáticos que, além das ofertas de hospedagem e gastronomia, contam com belas e diversas réplicas de dinossauros. Elaboradas pelo artista plástico Berg Almeida, essas obras são um atrativo especial para os muitos turistas que frequentam o local. Cada apartamento do Troodon Park Hotel leva o nome de uma espécie diferente de dinossauro, proporcionando aos hóspedes, de forma simples e divertida, mais conhecimento sobre os fascinantes répteis extintos.

Pegadas
As marcas mais nítidas preservadas no local são de um iguanodonte, herbívoro de 5 m de altura, 3 m de comprimento e quatro toneladas de peso

Mas foi no Monumento Nacional do Vale dos Dinossauros que a equipe da viagem ficou maravilhada com tamanha riqueza paleontológica. Além das pegadas dos dinossauros, vistas através dos mirantes, o local abriga um museu, reunindo vasto material de pesquisa acerca das espécies que habitavam a região. Entre suas atrações, estão o fóssil do “Sousatitan”, exemplar de uma espécie inédita no Nordeste, e as pegadas de um iguanodonte (herbívoro de 5 m de altura, 3 m de comprimento e quatro toneladas de peso), consideradas as marcas mais nítidas encontradas na área. Ao todo, foram identificadas 43 pegadas no lugar, abrangendo, de uma ponta a outra, 53 m de vestígios.

O Monumento Nacional do Vale dos Dinossauros é de responsabilidade da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) da Paraíba, sendo considerado um dos sítios paleontológicos mais conhecidos do mundo. 

Empreendimento oferecerá atividades de turismo relacionadas à cadeia de produção em vinícola

Vinho e peixes enriquecem vivência culinária na região

Após uma imersão pelos tesouros pré-históricos de Sousa, o turismo gastronômico tem sua vez na Rota Vale dos Dinossauros. Primeiro, o grupo de viagem desembarcou em São Gonçalo, distrito sousense, para conhecer o Château HS Vinhedo. O novo empreendimento está desenvolvendo uma experiência pioneira no Sertão paraibano, que é o cultivo de uvas da espécie Vitis viniferas. Em breve, o local deverá oferecer experiências turísticas relacionadas à produção do vinho.

A parada seguinte foi no restaurante Catete Sousa, casarão muito bem-preservado que é considerado um museu, graças à decoração composta de imagens históricas. Os pratos principais do cardápio do estabelecimento são os peixes de água doce tambaqui e tilápia.

Finalizando o dia em solo sousense, nada melhor do que apreciar o pôr do sol no Mirante Restaurante, que fica no Açude São Gonçalo. O lugar, onde funcionou a antiga cadeia pública do município, passou por uma grande reformulação e se tornou bastante atrativo, preservando o piso e algumas estruturas do passado. O Restaurante Cariri foi outro estabelecimento que trouxe uma boa experiência gastronômica à equipe de viagem.

Em Poço José de Moura, segundo município integrante da rota turística, os profissionais participantes foram recebidos por Ana Nery, responsável pela Organização Não Governamental (ONG) Pisada do Sertão — considerada uma referência em cultura, inovação e desenvolvimento social. Já o encerramento da viagem promocional ocorreu na cidade de Joca Claudino, contando com uma apresentação, na Praça Poeta Evaristo, do Grupo Caboclos do Sertão.

No distrito de São Gonçalo, o Château HS Vinhedo se dedica ao cultivo de uvas Vitis vinifera, iniciativa pioneira no Sertão

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 10 de setembro de 2024.