Notícias

incentivo ao turismo

Roteiro Paraíbe-se é lançado em Campina Grande

publicado: 25/01/2024 09h02, última modificação: 25/01/2024 09h02
Produto estimula o turismo em várias regiões do Estado, destacando as potencialidades das cidades que abrange
CG_Lucas Riberiro_vice governador OK.JPG

Lançamento contou com a presença do vice-governador, Lucas Ribeiro, além de empresários e secretários - Foto: Valdívia Costa

por Giovannia Brito*

Agentes de viagem, entidades turísticas, proprietários de restaurantes, de hotéis, pousadas, e políticos conheceram ontem o Paraíbe-se, roteiro lançado em Campina Grande para evidenciar o turismo cultural, de aventura, rural e gastronômico na Rainha da Borborema, Queimadas, Boqueirão, Cabaceiras, Areia, Bananeiras e Araruna.

Com oito dias de duração, o Roteiro Paraíbe-se contempla as sete cidades de diferentes regiões, apresentando potenciais a serem explorados. “Esse roteiro foi desenvolvido no ano passado, e é um projeto piloto da Azul Viagens com o Governo do Estado, em parceria com o Sebrae. É um novo destino turístico do Brasil e foi planejado de forma colaborativa com o trade turístico, com o apoio do Sindcampina, e os municípios envolvidos”, destacou a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas.

Iniciativa evidencia os atrativos culturais, ambientais e históricos de cidades como Campina Grande, Queimadas, Bananeiras e Areia

Segundo ela, o turista compra o pacote da Azul, chega pelo aeroporto de Campina Grande, fica hospedado na cidade e faz os passeios em Queimadas, Boqueirão, Cabaceiras, Areia, Bananeiras e Araruna. “É uma imersão nas belezas do interior da Paraíba, na nossa cultura, na produção associada ao turismo, como a nossa cachaça, o nosso artesanato. Isso vai impactar na geração de emprego e oportunidades para todos”, destacou Rosália.

O início de toda programação é uma visita à “Casa de Cumpade”, onde será servido um jantar temático e musical comandado pelo chef João, servido na varanda de sua casa, unindo tradição e modernidade, com cantoria nordestina.

No dia seguinte, o Paraíbe-se oferece um city tour em Campina Grande, cidade do Maior São João do Mundo, onde os turistas poderão visitar os museus, como o de Arte Popular da Paraíba, popularmente conhecido como Museu dos Três Pandeiros, projetado por Oscar Niemayer.

Ainda em Campina Grande, os turistas poderão conhecer a Vila Sítio São João, cidade cenográfica, com equipamentos como engenho de cana-de-açúcar, casa de farinha, maquinário usado no roçado, capela, obras de artesanato, entre outros itens que faziam parte do passado do nordestino.

Também está no Paraíbe-se uma visita à Luthieria Escola, fábrica de violinos que conta com projeto social na cidade de Boqueirão, além de uma visita às crocheteiras. Por último o roteiro oferece um jantar durante pôr-do-sol no lajedo do Marinho.

No cronograma, ainda consta um passeio à fazenda Olho D´água, onde a natureza poderá ser contemplada e o visitante terá acesso a passeio a cavalo e pescaria, com todo o percurso acompanhado das histórias e pratos do chef Cumpade João.

Roteiro inclui visita à Roliúde Nordestina

LAGEDO DE PAI MATEUS CABACEIRA_F. EVANDRO (8).jpg
Cabaceiras: famosa por ser cenário de produções cinematográficas - Foto: Evandro Pereira

Os turistas ainda poderão conhecer a Roliúde Nordestina, em Cabaceiras, famosa por ser cenário de várias produções cinematográficas. Na cidade, os turistas também poderão explorar a zona rural e os lajedos Saca de Lã, o Portal da Luz e o Pai Mateus.

Ainda será possível conhecer os engenhos de Areia, Brejo paraibano, e suas cachaças, além de se familiarizar com a história da terra de José Pedro Américo, o Theatro Minerva e toda sua zona rural.

Bananeiras

O roteiro consta também uma ida a Bananeiras, localizada em uma região montanhosa, e que já é famosa por sua gastronomia internacional e os seus belos condomínios. Na passagem por Araruna, parada final do passeio, as pessoas poderão desfrutar de aventura com a escalada à Pedra da Boca, trilhas ecológicas, almoço na zona rural, e outros atrativos.
“Paraíbe-se representa, cada vez mais, a interiorização do turismo no Estado. O roteiro montado é oferecido pela Azul Viagens para turistas do Brasil inteiro, buscando fazer com que venham visitar cidades do interior da Paraíba. É o nosso estado levando o turista para conhecer e realizar outras atividades que, normalmente, ele não iria procurar realizar sem a idealização desse roteiro”, informou o vice-governador Lucas Ribeiro.

Segundo a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, as operadoras de turismo do país já estão trabalhando para divulgar o roteiro. “A operadora CVC vai lançar em março, na convenção nacional, que ocorrerá em Gramado, o produto Paraíbe-se. Ele também vai ser capa da revista de maior notoriedade do mercado. Então, vamos receber esses turistas e mostrar nossa potencialidade. Agora, digo que é um trabalho constante. João Pessoa trabalha há 30 anos dessa forma”, frisou Rosália.

O presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ferdinando Lucena, salientou que o projeto é audacioso, mas que precisará da parceria. “É extremamente importante, o produto Paraíbe-se não funcionará se a iniciativa privada não comprar o projeto, porém, ele já foi comprado. É fundamental entender que o papel da governança, seja pública ou privada, será essencial para o desenvolvimento desse roteiro, desse produto tão bacana aqui para Campina Grande e para a região polarizada por ela”, contou.

Lançamento

O lançamento contou com representantes da Azul Viagens. Eles começaram a estudar a possibilidade de explorar um roteiro turístico no interior do Estado em 2023. “Fizemos uma visita a então presidente da PBTur, Ruth Avelino, e começamos a mapear quais seriam as oportunidades de um roteiro integrado, partindo de Campina Grande. Vimos que existia um potencial muito grande para conseguir fomentá-lo. Identificamos as oportunidades de algo diferente do que o Brasil já tem, que está muito ligado à questão da cultura e da gastronomia. Elas vão ter aqui o que não encontram em nenhum outro lugar”, ressaltou a gerente sênior da Azul, Giuliana Mesquista.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 25 de janeiro de 2024.