CURSO DE ARTE

Cearte-PB disponibiliza 2.496 vagas

publicado: 25/01/2024 12h36, última modificação: 25/01/2024 12h40
Inscrições começam amanhã, vão até o próximo dia 6 e podem ser feitas de forma presencial e on-line

Quer ter experiência em alguma linguagem artística de forma totalmente gratuita? O Centro Estadual de Arte da Paraíba (Cearte-PB) abre, amanhã, inscrições para cursos nas áreas de Literatura, Música, Fotografia/Audiovisual, Artes Visuais, Dança e Teatro. São 2.496 vagas, distribuídas em 214 turmas.

Os cursos ofertados possuem três formatos diferentes, podendo ser presencial, on-line ou híbrido (50% presencial e 50% on-line). O processo de inscrição vai até o dia 6 de fevereiro. O resultado com a lista de pessoas selecionadas será divulgado em 21 de fevereiro e as aulas começam no dia 4 de março.

Dos cursos ofertados nesse semestre, estão propostas como Arte Urbana, na área de Artes Visuais, para alunos a partir dos 18 anos e presencial. Em Fotografia/Audiovisual, estão sendo ofertados os cursos Fotografia I: A Técnica e a Estética Fotográfica, para estudantes a partir dos 16 anos e de Roteiro Cinematográfico, para alunos e alunas acima dos 15 anos, ambos presenciais.

Na área da Dança, ganham destaque os cursos de Dança de Salão, Danças Brasileiras e Dança Clássica (Ballet), todos presenciais e destinados a públicos cuja faixa etária varia de crianças de cinco anos até idosos de 80 anos (ou pessoa com idade mais avançada que essa e que se sinta em condições de participar), além dos cursos do Projeto Canguru – Dança para Bebês, que abrangem desde recém-nascidos até bebês de três anos de idade acompanhados dos pais ou responsáveis, também presencial.

Na literatura, o curso de Escrita Criativa está de volta no formato on-line (100% remoto), para estudantes acima dos 16 anos. Os cursos de Violão Popular, para estudantes a partir dos 12 anos, e os de Musicalização Infantil, para um público de um ano a cinco anos e 11 meses, ambos presenciais, se destacam na área da Música.

Em Teatro, os cursos Iniciação ao Teatro, presencial para a faixa entre 15 e 60 anos e Teatro para a Melhor Idade, destinado a alunos acima dos 60 anos, presencial, são algumas das propostas que abrangem os mais diversos públicos.

Matrículas

As inscrições são o primeiro passo para a matrícula, que será homologada após processo de análise dos inscritos. Cada pessoa poderá se inscrever, no máximo, em duas turmas (em dois cursos diferentes), dentre todas as 214 ofertadas neste semestre.

Desde o primeiro semestre de 2022, o Cearte-PB vem aperfeiçoando a experiência de oferta de cursos 100% gratuitos, o que garantiu a democratização do acesso para um público mais amplo.

“Esse é nosso quinto semestre consecutivo desde que instituímos a gratuidade. Nossos serviços são exercidos por artistas-docentes muito qualificados, seguindo o desejo e o objetivo de fortalecer a escola pública, gratuita e de excelência! Além disso, a reserva de vagas aos grupos prioritários amplia nosso compromisso social por uma educação inclusiva, diversificada e equitativa”, ressaltou Laura Moreno, diretora do Cearte-PB.

Saiba mais:

• A inscrição é gratuita e será realizada de forma on-line e presencial na Unidade do Cearte-PB, situado no Centro, Grupo Escolar Thomaz Mindello, na Praça Aristides Lobo nº 129, em João Pessoa (PB), de segunda a sexta das 8h30 às 11h30 no turno da manhã e entre 13h30 e 16h30, pela tarde. Para inscrição pelo site, é necessário que a pessoa preencha o formulário do curso desejado e anexe a documentação solicitada.
Já na presencial, é necessário levar documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de endereço). Nos casos de inscrição preferencial, é necessário levar a seguinte documentação:
1 - Beneficiários do Bolsa Família: comprovação de inscrição do CadÚnico e extrato do benefício recebido atualizado;
2 – Pessoas com deficiência: carteira ou declaração da Funad;
3 - Aluno(a) de escola pública municipal, estadual ou federal: declaração atualizada da escola.
É necessário ainda apresentar comprovante de matrícula em escola regular para todos que são menores de 18 anos.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 25 de janeiro de 2024.