Contraste

Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Paraíba > Saúde recebe doação de máscaras que ajudam no tratamento de pacientes com Covid-19

Notícias

Saúde recebe doação de máscaras que ajudam no tratamento de pacientes com Covid-19

por publicado: 24/08/2021 08h41 última modificação: 24/08/2021 08h41

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu, nesta segunda-feira (23), uma doação de 100 máscaras de Ventilação Não Invasiva (VNI) a serem usadas pela rede hospitalar estadual. Os equipamentos foram entregues pelo grupo multidisciplinar Motirõ Saúde, em parceria com o Senai, e são feitos com máscaras de mergulho full face adaptadas.

De acordo com o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, a máscara de VNI se tornou um elemento fundamental no manuseio de pacientes internados em enfermarias. Ele explica que ao longo da pandemia foi observado que os métodos não invasivos salvavam vidas e, em função disso, os protocolos de atendimento foram modificados com os conhecimentos adquiridos.

“Essas máscaras que estamos recebendo são fundamentais em quadros moderados de Síndrome Respiratória Aguda Grave, a Srag, e evita a intubação precoce do paciente. Essa doação trará um grande benefício para a rede hospitalar estadual, pois com esse equipamento se consegue evitar uma evolução do paciente para casos graves”, pontua.

O secretário afirma que a Paraíba tem um destaque nacional em relação à condução da pandemia. Atualmente é o estado com menor ocupação de leitos de UTI adulto do Brasil em função de uma série de ações executadas neste período, como a ampliação de leitos de UTI e estratégias para o avanço da vacinação.

Geraldo Medeiros reforça que, mesmo com os números atuais da pandemia, é necessário ter consciência da importância dos cuidados, em especial a questão do distanciamento. “Especialmente agora com a iminência da chegada da variante Delta, o uso de máscara, a higienização da mão e a não aglomeração se tornam imprescindíveis”, completa.

BR 101 - KM 03 - Distrito Industrial - João Pessoa-PB - CEP: 58.082-010
CNPJ 01.518.579/0001-41