A Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam-JP) recebeu, em 2024, um total de 5.200 denúncias por meio dos canais de comunicação com a população. Os números refletem o engajamento da comunidade no monitoramento e na preservação do patrimônio ambiental da capital.
O chefe da Divisão de Fiscalização (Difi), Jocélio Araújo, destaca que um dos instrumentos facilitadores da comunicação com a população é a Acácia Chatbot, ferramenta que viabilizou o recebimento de 1.500 denúncias virtuais. Segundo ele, o canal de comunicação permitiu a ampliação da participação popular no processo de fiscalização. A Acácia Chatbot funciona pelo número de WhatsApp (83) 3218-9208, para o qual a população pode enviar denúncias de infrações ambientais, em forma de vídeo ou mensagens de texto. “Por meio dessa tecnologia, a população tem a oportunidade de registrar facilmente infrações e crimes ambientais, com uma interface prática e ágil”, explica.
O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, ressalta a importância da colaboração da população. “Por meio das denúncias, as pessoas têm se mostrado cada vez mais comprometidas com a preservação dos recursos naturais e com a manutenção da qualidade de vida em João Pessoa. Isso faz de cada morador um potencial fiscal, atento ao patrimônio ambiental da cidade. Em 2025, a Semam continuará trabalhando para fortalecer a fiscalização e o engajamento social em prol de um ambiente mais sustentável e saudável para todos”, concluiu.
Outros canais
Além do sistema Acácia Chatbot, a Divisão de Fiscalização atende a denúncias feitas pela população por meio do sistema de Disque Denúncia, pelo número (83) 3213-7012, que funciona todos os dias da semana, das 8h à meia-noite. As denúncias também podem ser encaminhadas pelo aplicativo João Pessoa na Palma da Mão.
A Semam atende ainda aos inquéritos originários do Ministério Público Estadual e Federal e da Delegacia de Crimes Contra o Meio Ambiente. Também são feitas inspeções a partir de denúncias encaminhadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Ouvidoria Municipal, Gabinete do Prefeito, demais secretarias municipais, gabinete de vereadores entre outros.
Saiba Mais
- Principais denúncias recebidas pela Semam-JP:
- Estabelecimentos sem licença ambiental;
- Lançamento de esgotos em áreas públicas;
- Deposição irregular de resíduos sólidos (RCD);
- Poda drástica de árvores nas áreas públicas;
- Criação inadequada de animais em pocilgas, estábulos, galinheiros, canis e gatis;
- Poluição sonora;
- Águas sem tratamento;
- Poluição atmosférica.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 08 de janeiro de 2024.