A partir da próxima segunda-feira (13), a programação da Rádio Tabajara FM, emissora da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), sofrerá alterações no horário de algumas de suas atrações. O programa Tabajara Esportes, que ia ao ar às 13h, passará para as 11h, encerrando-se às 12h. Já o jornalístico Fala Paraíba, que antes tinha início às 11h, ocupará a faixa das 12h às 14h — sendo que, nas segundas-feiras, devido à veiculação do programa Conversa com o Governador, seu horário será reduzido em uma hora, indo ao ar das 12h às 13h.
As mudanças, que já estavam sendo discutidas pela direção da emissora, acontecem para atender a demandas de seu público ouvinte, sobretudo, quanto ao noticiário esportivo, além de ter o objetivo de tornar a programação mais competitiva, adequando-a a horários considerados tradicionais para o jornalismo radiofônico no estado.
Segundo o diretor de Rádio e TV da EPC, Rui Leitão, as alterações na grade da radiodifusora permitirão o retorno do Tabajara Esportes para as manhãs de segunda-feira. “Como ele era às 13h, e havia o programa do governador nesse horário, na segunda-feira não tinha programa de esportes. E esse é um dia em que o público que se interessa pelas informações esportivas, principalmente do futebol, fica na expectativa de ver o que aconteceu durante o fim de semana”, explica, destacando que a ausência da atração no dia seguinte aos domingos era um prejuízo para os ouvintes, especialmente em meio a campeonatos regionais, estaduais ou nacionais. “Então a gente decidiu fazer com que o programa de esportes passasse a acontecer de segunda a sexta-feira, às 11h da manhã, que era o horário tradicionalmente adotado na Tabajara, na época em que era rádio AM”, acrescenta o diretor de Rádio e TV da EPC.
“Feito isso, nós também resolvemos fazer com que o Fala Paraíba passasse a acontecer a partir das 12h, que é o horário que as emissoras de rádio de todo estado dedicam ao noticiário jornalístico”, continua Rui. Ele ressalta ainda que o meio-dia marca, convencionalmente, o momento do almoço, quando as pessoas costumam estar em casa ou durante um intervalo no trabalho, podendo se atualizar melhor sobre as notícias locais.
Dessa forma, mesmo às segundas-feiras, com a edição reduzida do Fala Paraíba, os ouvintes da Tabajara FM ainda podem contar tanto com as atualizações esportivas quanto com o noticiário geral.
Mudanças visam reforçar compromisso com ouvinte
A Tabajara tem muito cuidado para oferecer informação de qualidade, que é o que precisamos para exercer a cidadania -- Naná Garcez
A diretora-presidente da EPC, Naná Garcez, destaca que as novas alterações também refletem o compromisso da emissora com o público paraibano. “A Tabajara tem três pilares: esportes, jornalismo e música. E nós estamos sempre procurando nos ajustar à realidade”, frisa Naná, salientando que “o esporte é uma grande tradição, tem uma audiência imensa, não só no rádio, diretamente, mas também nas redes sociais, no canal [da Tabajara], no YouTube”.
De acordo com ela, a adequação na programação da difusora traz, de fato, uma vantagem competitiva de mercado. “Mas não só isso; a mudança vem, principalmente, para reforçar esse vínculo, essa característica que a Tabajara apresenta, de ter uma boa equipe e uma cobertura ampla das diversas modalidades”, enfatiza a diretora-presidente da EPC, citando, entre outros destaques da atual programação, os Informativos Tabajara, que são blocos de notícias veiculados ao longo do dia, reafirmando o compromisso com o jornalismo.
Como detalha Naná, os ajustes na rádio situam-se em um amplo contexto de transformações pelas quais toda a EPC vem passando — o que inclui o fim da Tabajara AM, a estreia da Rádio Parahyba FM, a produção de novos tipos de conteúdos e a chegada de novas equipes de profissionais, por meio de concurso público.
“A Tabajara tem um identidade muito grande com o paraibano e, como emissora oficial, também tem muito cuidado, muito critério e muita produção para oferecer informação de qualidade, que é o que nós precisamos para exercer a cidadania, para estar bem-informado”, reforça a diretora-presidente da EPC, lembrando que os ajustes anunciados ocorrem no mês de aniversário da difusora. “É a emissora mais tradicional da Paraíba, que vai fazer agora, no dia 25 de janeiro, 88 anos de existência”, finaliza.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 08de janeiro de 2024.