A 4a Semana de Acessibilidade e Inclusão da Justiça Federal da 5a Região (TRF5) acontece em João Pessoa até sexta-feira (26), com foco na acessibilidade atitudinal, combatendo barreiras físicas, sociais e, principalmente, preconceitos e estigmas.
A abertura oficial ocorreu ontem, no auditório da Justiça Federal na Paraíba (JFPB). O desembargador Edvaldo Batista destacou a importância do combate às barreiras atitudinais, enquanto o juiz federal Sérgio Murilo Queiroga reforçou o papel da Justiça em promover a inclusão. A servidora Clarissa Gomes lembrou que a luta pela acessibilidade deve envolver toda a sociedade.
A programação contou com a palestra inaugural “Acessibilidade Atitudinal — Quando eu mudo, o mundo muda”, ministrada pelo juiz Márcio Aparecido da Cruz, além da execução do Hino Nacional por Suzi Belarmino, do Instituto dos Cegos da Paraíba.
O evento teve início na última segunda-feira (22), com o lançamento regional da campanha virtual sobre acessibilidade atitudinal. No mesmo dia, os magistrados e servidores da JFPB participaram da oficina “Caminhos da Inclusão”. Hoje e amanhã acontecerão ações nas seccionais e no TRF5. No último dia de evento, haverá um curso regional sobre atendimento inclusivo. As atividades também serão transmitidas pelo canal institucional da JFPB, no YouTube.
Criada em 2021, a Comissão de Acessibilidade e Inclusão da JFPB já promoveu ações como instalação de rampas, oferta de intérpretes de Libras, capacitações internas e adequações digitais para ampliar a inclusão.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 24 de setembro de 2025.