Semana Santa: repartições públicas têm ponto facultativo amanhã

publicado: 13/04/2022 08h43, última modificação: 13/04/2022 08h43
20210601-pandemia_comercio_joão_pessoa-Marcus_Antonius (65).JPG

Foto: Marcus Antonius/Arquivo A União

por José Alves*

O feriadão da Semana Santa vai alterar o expediente em vários setores da economia e nas repartições pública. Amanhã, Quinta-feira Santa, alguns serviços terão funcionamento alterado em João Pessoa. As repartições públicas estaduais, municipais e federais, por exemplo, terão expediente facultativo. Já no feriado da Sexta-feira Santa da Paixão, o comércio e as agências bancárias fecharão as portas. Os shoppings abrirão apenas as praças de alimentação, lazer e cinemas.

Estado

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração, tornou facultativo o expediente de amanhã, mas os serviços essenciais continuarão atendendo o público. Portaria nesse sentido foi publicada no Diário Oficial.

Prefeitura de João Pessoa

Na Prefeitura de João Pessoa não haverá expediente amanhã. A Secretaria de Administração decretou ponto facultativo para os servidores municipais celebrarem a Semana Santa. Da mesma forma que o estado, os serviços essenciais do município também serão mantidos, a exemplo das urgências e emergências dos hospitais, Samu, limpeza urbana, mobilidade urbana, Defesa Civil, entre outros.

Bancos

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o atendimento nas agências bancárias será feito normalmente amanhã, mas na Sexta-feira Santa os bancos estarão fechados. Os clientes são orientados a utilizar os canais alternativos de atendimento para realizar as demais operações bancárias, como caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, banco por telefone e correspondentes.

Casas lotéricas

As casas lotéricas também não funcionarão na Sexta-feira Santa. As contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e carnês com vencimento no dia 15, Sexta-feira da Paixão, poderão ser pagas, sem acréscimo, na segunda-feira (18).

Comércio

De acordo com o diretor da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e presidente da Associação Brasileira para Competividade e Inovação, Josuel Gomes, o comércio da capital funcionará normalmente amanhã. Já na Sexta-feira da Paixão, feriado nacional, o lojista que quiser abrir seu estabelecimento terá que pagar o dia trabalhado ao comerciário e dar uma folga. Fica a critério de cada um abrir ou não sua loja.

Shoppings

O Manaíra e o Mangabeira Shopping ficam abertos até as 23h de amanhã. Na sexta-feira abrem a praça da alimentação, área de lazer e os cinemas das 12h às 22h. As lojas estarão fechadas.

O Tambiá Shopping funcionará normalmente na quinta-feira; na sexta-feira, apenas os cinemas estarão funcionando.

O Mag Shopping também abrirá as portas normalmente amanhã. Na sexta-feira estarão abertos o parque infantil, a praça de alimentação e os cinemas, a partir do meio-dia.

Trens/VLTs

De acordo com informações da CBTU João Pessoa, os trens não funcionarão na Sexta-feira da Paixão. No sábado funcionam das 5h às 12h e param no domingo de Páscoa. Os VLTs voltam à normalidade na segunda-feira.

Bica

O Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) manterá as portas abertas para visitação de amanhã a domingo, das 8h às 16h. Na segunda-feira, fecha para manutenção. O parque tem uma área de 26,8 hectares e é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) desde 26 de agosto de 1980.

Balsa

As balsas que fazem a travessia Cabedelo/Costinha, em Lucena, Litoral da Paraíba, funcionarão normalmente durante a Semana Santa. No sábado de Aleluia e Domingo de Páscoa o funcionamento também será normal, das 7h às 19h.

Justiça estadual

O expediente no Tribunal de Justiça da Paraíba e nas Comarcas será realizado nessa quarta-feira (13) das 7 às 13h, por conta do feriado da Semana Santa. Na quinta-feira (14), o ponto será facultativo em todas as unidades judiciárias, e, na sexta-feira (15), não haverá expediente, em virtude do feriado religioso da Sexta-Feira da Paixão. Devido à programação religiosa, o Poder Judiciário estadual funcionará, a partir das 13h do dia 18, em regime de plantão.

As unidades plantonistas podem ser conferidas no site do TJPB, através do banner “A Justiça não para”. O expediente volta à normalidade, em todo o Estado, na próxima segunda-feira (18), a partir das 7h.

Justiça do Trabalho

O feriado da Semana Santa na Justiça do Trabalho, instituído pela Lei nº 5.010/1966, acontecerá de hoje até sexta-feira. Os serviços eletrônicos disponíveis no portal, a exemplo do PJe, continuam funcionando em período integral. O TRT-13 também estará em plantão judicial, cujo serviço pode ser acessado também através do portal da internet do tribunal. Os prazos estarão suspensos durante este período. A retomada das atividades após o feriado ocorre apenas na segunda-feira (18).