Sob a responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a readequação de capacidade e segurança da BR-230, que vai do km 2 ao km 13,38, tem mais de R$ 157 milhões em investimentos, e prevê a triplicação das faixas de trânsito e a implantação de dois viadutos e sete passarelas de pedestres. Um dos viadutos será implementado no km 11,86, próximo ao posto Castelinho e à Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo, mais conhecida como Mata da Amém; e o outro no km 12,94, entre a Toyota e o supermercado Mix Mateus. Serão investidos um montante de R$ 40 milhões para implantação dos dois viadutos.
É uma obra de importância muito grande para Cabedelo e João Pessoa, e para o estado da Paraíba
- Antônio Monteiro
Segundo informações do Dnit-PB, as obras começaram pelo viaduto do km 12,94 e se encontram, atualmente, em fase de implantação das fundações no sentido decrescente, ou seja, João Pessoa – Cabedelo. Já no sentido contrário, ainda está sendo aguardada a conclusão da marginal, para que possa ser feito o desvio do tráfego naquela região e, com isso, passam a ser iniciadas as fundações nessa área.
A construção deste viaduto deve melhorar o tráfego de veículos entre os bairros do Bessa, em João Pessoa, e Renascer, em Cabedelo. O projeto, que terá, aproximadamente, 600 m de extensão, vai beneficiar ainda outros bairros adjacentes, a exemplo do Aeroclube, Jardim Beta, Jardim Alfa e Jardim Gama. Já o segundo viaduto, no km 11,86, ainda não teve as obras iniciadas, conforme informações do Dnit-PB. O motivo é a necessidade do remanejamento integral de postes da Energisa, para que haja a conclusão das vias marginais, e, com isso, o tráfego possa ser desviado. A medida permitiria o início das obras no local.
Postes
Em setembro deste ano, a Energisa e o Dnit-PB firmaram acordo para retirada dos postes que estavam impedindo o andamento das obras, e a remoção deve ser concluída nesse mês, segundo informações do órgão. A previsão de conclusão dos viadutos é de sete meses para cada um, contados a partir da data de início das obras. No caso do viaduto que está em andamento, próximo ao supermercado Mix Matheus, o prazo de conclusão começou a contar a partir do mês passado, e ele deve ser concluído até junho de 2025.
Sobre a obra
Autorizada pelo ex-presidente Michel Temer, em 2017, a obra de triplicação da BR-230 está até hoje sem conclusão e, nesse período, enfrentou diversos problemas, como a paralisação dos serviços devido à falência da empresa anterior, a falta de investimentos e o período chuvoso que impossibilita o andamento dos trabalhos. Porém, segundo destaca o superintendente do Dnit-PB, Antônio Monteiro, agora os recursos para a obra estão garantidos e o governo atual está comprometido com a sua execução. “É uma obra que implica a ampliação das rodovias. As faixas que, atualmente, são duas em cada sentido passaram a ser três, mais duas marginais em cada lado, o que chega a 10 faixas de acesso para essa região. Uma amplitude valiosa”, afirmou Antônio.
Trabalhos mais adiantados são drenagem e terraplanagem
Nessa retomada, o contrato atual teve início em setembro de 2023, e a previsão de conclusão total da obra é para novembro de 2026. No momento, os serviços mais adiantados são a drenagem (64%) e terraplanagem (50%). Além disso, vem avançando também a pavimentação e construção de passarelas e viadutos. A obra ainda vai contar com ciclofaixa — sendo a primeira rodovia federal a ter esse equipamento — e calçadas em suas vias laterais, além da estrutura de sinalização horizontal e vertical.
Antônio Monteiro também fala da importância dessa obra, que vai facilitar a mobilidade de quem reside na região. O fluxo de veículos de carga que chegam e saem do Porto de Cabedelo será outro aspecto beneficiado com a triplicação, além de favorecer o turismo, já que a região possui cerca de 10 km de praias. “É uma obra de importância muito grande para Cabedelo e João Pessoa, e para o estado da Paraíba. De uma grandeza e de uma dimensão que caracteriza a execução de obras federais na Paraíba. Podemos dizer que o Dnit-PB está vivendo uma fase de efetiva ação e trabalho”, afirmou Antônio.
Trabalho de readequação de capacidade e segurança da rodovia tem mais de R$ 157 milhões em investimentos
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 07 de dezembro de 2024.